scorecardresearch ghost pixel



Unimed e Senac abrem curso GRÁTIS para área da saúde

A Unimed, em parceria com o Senac, está com inscrições para um curso gratuito de cuidador de idosos. Veja calendário de acordo com a cidade e como se inscrever. 



Com o intuito de melhorar a saúde do idoso, a Central Nacional Unimed oferece um curso profissionalizante gratuito para quem tiver interesse em se tornar um cuidador de idosos. O curso já está sendo ofertado há cinco anos nas cidades de Salvador, São Paulo e também no Distrito Federal.

E há pouco tempo, a Unimed divulgou uma nova parceria com o Senac, com  o objetivo de ampliar a oferta em mais cidades e também para melhorar a estrutura física para o curso. Só em 2019, cerca de 150 profissionais já concluíram seus cursos desde as primeiras turmas inauguradas em março.

Dessa forma, alguma das cidades como Curitiba, São Luís, Fortaleza e Salvador, receberam novas turmas para a realização das aulas. As inscrições para diversas turmas já estão abertas no Brasil e as datas de início do curso vão até o dia 26 de outubro. Confira o calendário e como se inscrever nas explicações a seguir:  

O Curso da Unimed e Senac 

O curso profissionalizante para cuidador de idosos desenvolvido pela Unimed e Senac possui carga horária de 80 horas aula. A carga é distribuída entre três aulas presencial de 20 horas e 60 horas por meio do ensino à distância (EAD). Além disso, o curso possui duração de oito semanas ao todo, com 40 vagas ofertadas por turma.

Mais de mil alunos já se formaram no curso de cuidador de idosos da Central Nacional da Unimed. Desse quantitativo, cerca de 70% já possuíam garantia de emprego na área ao se formar. O curso faz parte da iniciativa Unimed Ativa, que possui o intuito de garantir uma melhor qualidade de vida para pessoas da terceira idade.

Dessa forma, para participar do curso, o interessado deve possuir, ao menos, ensino fundamental completo. O curso busca ofertar a qualificação necessária para pessoas que já atuem nessa área, porém que não possuem nenhuma profissionalização. Desse modo, as aulas abordam os conteúdos técnicos e oferecem também a vivência com a interação de idosos e seus familiares.

Veja também: Universidade abre 10 mil vagas em 175 cursos de qualificação gratuitos.

Inscrições e Calendário 2019

Diversas unidades já estão com as inscrições abertas para o curso de cuidador de idosos. Para realizar a matrícula, basta entrar no site da Central Nacional Unimed. As datas de inscrição e início do curso estão distribuídas da seguinte forma:

  • São Paulo: As inscrições abrem no dia 6/09, com início de turmas em 5/10;
  • Salvador: Inscrições abrem no dia 30/08, com início de turmas em 28/09;
  • Brasília: Inscrições abrem no dia 12/07, com início de turmas em 10/08;
  • São Luís: Inscrições abrem no dia 20/09, com início de turmas em 19/10;
  • Feira de Santana: Inscrições abrem no dia 16/08, com início de turmas em 14/09;
  • Porto Alegre: Inscrições abrem no dia 06/09, com início de turmas em 05/10;
  • Curitiba: Inscrições abrem no dia 20/09, com início de turmas em 19/10;
  • Fortaleza: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10;
  • Rio de Janeiro: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10;
  • Goiânia: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10;
  • Curvelo: Inscrições abrem no dia 26/07, com início de turmas em 24/08;
  • Cascavel: Inscrições abrem no dia 01/08, com início de turmas em 14/09.

Recentemente, o Senado aprovou um projeto de lei que regulariza a profissão de cuidador de idosos, cada vez mais importante dentro do cenário profissional brasileiro.

A aprovação do projeto de lei tem como maior finalidade oferecer melhorias para a nova realidade brasileira: o grande envelhecimento da população. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, a quantidade de idosos chegará a 17,4% da população em dez anos, o equivalente a cerca de 38,5 milhões de pessoas.

Veja também: Novas condições de saque do FGTS são analisadas pelo Governo




Voltar ao topo

Deixe um comentário