Unimed e Senac ofertam curso gratuito para área da saúde

A Unimed, em parceria com o Senac, está com inscrições abertas para seu curso gratuito de cuidador de idosos.

Recentemente, o Senado aprovou um projeto de lei que regulariza a profissão de cuidador de idosos, cada vez mais importante dentro do cenário profissional brasileiro. Com isso, limitações relacionadas a atividade e responsabilidades foram estabelecidas, tanto para o profissional quanto para os pacientes e seus familiares.

A aprovação do projeto de lei tem como maior finalidade oferecer melhorias para a nova realidade brasileira: o grande envelhecimento da população. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, a quantidade de idosos chegará a 17,4% da população em dez anos, o equivalente a cerca de 38,5 milhões de pessoas.

Pensando nisso e com o intuito de melhorar a saúde do idoso, a Central Nacional Unimed oferece um curso profissionalizante gratuito para quem possuir o interesse de se tornar um cuidador de idosos. O curso já está sendo ofertado há cinco anos nas cidades de Salvador, São Paulo e também no Distrito Federal.

Há pouco tempo, a Unimed divulgou uma nova parceria com o Senac, com a finalidade de ampliar a oferta para mais cidades e também para melhorar a estrutura física para o curso. Só em 2019, cerca de 150 profissionais já concluíram seus cursos desde as primeiras turmas inauguradas em março.

Dessa forma, alguma das cidades como Curitiba, São Luís, Fortaleza e Salvador, receberam novas turmas para a realização do curso de cuidador de idosos.

O Curso

O curso profissionalizante para cuidador de idosos desenvolvido pela Unimed e Senac possui carga horária de 80 horas aula. A carga é distribuída entre três aulas presencial de 20 horas e 60 horas por meio do ensino à distância (EAD). Além disso, o curso possui duração de oito semanas ao todo, com 40 vagas ofertadas por turma.

Assim, já há turmas disponíveis nas cidades de: São Paulo, Salvador, São Luiz, Feira de Santana, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Goiânia, Curvelo e Cascavel.

Mais de mil alunos já se formaram no curso de cuidador de idosos da Central Nacional da Unimed. Desse quantitativo, cerca de 70% já possuíam garantia de emprego na área ao se formar. O curso faz parte da iniciativa Unimed Ativa, que possui o intuito de garantir uma melhor qualidade de vida para pessoas da terceira idade.

Dessa forma, para participar do curso, o interessado deve possuir, ao menos, ensino fundamental completo. O curso busca ofertar a qualificação necessária para pessoas que já atuem nessa área, porém que não possuem nenhuma profissionalização. Desse modo, as aulas abordas os conteúdos técnicos e oferece também a vivência com a interação de idosos e seus familiares.

Veja também: Universidade abre 10 mil vagas em 175 cursos de qualificação gratuitos.

Inscrições e Calendário 2019

Diversas unidades já estão com as inscrições abertas para o curso de cuidador de idosos. Para realizar a matrícula, basta entrar no site da Central Nacional Unimed. As datas de inscrição e início do curso estão distribuídas da seguinte forma:

  • São Paulo: As inscrições abrem no dia 6/09, com início de turmas em 5/10;
  • Salvador: Inscrições abrem no dia 30/08, com início de turmas em 28/09;
  • Brasília: Inscrições abrem no dia 12/07, com início de turmas em 10/08;
  • São Luís: Inscrições abrem no dia 20/09, com início de turmas em 19/10;
  • Feira de Santana: Inscrições abrem no dia 16/08, com início de turmas em 14/09;
  • Porto Alegre: Inscrições abrem no dia 06/09, com início de turmas em 05/10;
  • Curitiba: Inscrições abrem no dia 20/09, com início de turmas em 19/10;
  • Fortaleza: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10;
  • Rio de Janeiro: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10;
  • Goiânia: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10;
  • Curvelo: Inscrições abrem no dia 26/07, com início de turmas em 24/08;
  • Cascavel: Inscrições abrem no dia 01/08, com início de turmas em 14/09.
Voltar ao topo

Deixe um comentário