scorecardresearch ghost pixel



Bolsonaro vai anunciar redução histórica de juros para financiamento da casa própria

Governo deve reduzir em até 31,5% dos juros dos financiamentos imobiliários da Caixa. Outros bancos também devem reduzir suas taxas para não perder clientes.



Nesta terça-feira, 20, o presidente Jair Bolsonaro deve anunciar mudanças nas regras de concessão de crédito imobiliário. Ele disse, durante live nas redes sociais, que a medida preparada pela Caixa Econômica Federal “mudará a vida dos brasileiros” e deve estimular a geração de emprego no país.

Com a mudança, a intenção do governo é reduzir em até 31,5% dos juros dos financiamentos imobiliários.Como o banco estatal detém mais de 70% do crédito habitacional do país, para evitar a perda de novos clientes, outras instituições também devem reduzir suas taxas.

 Hoje, os contratos de financiamento habitacional são corrigidos pela TR (Taxa Referencial, que está zerada). Os bancos cobram um adicional que costuma variar de 8,5% a 9,5%.

Depois do anúncio, Caixa vai reajustar os contratos pela inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O IBGE estimou que esse índice deve fechar em 3,82% neste ano. 

Uma boa notícia é que clientes da Caixa, ou com boa avaliação de crédito, pagarão juros menores. Na prática, isso significa que o juro total sofrerá cortes entre 28% e 31,5% em relação ao modelo vigente.

Somando juros e taxas cobrados, seriam 8,5% (no modelo pela TR), ante 5,82% (no modelo pelo IPCA), e 9,5% (pela TR), ante 6,82% (pelo IPCA). 

O que ainda está em discussão na Caixa é a taxa adicional, que poderá variar de 2% a 3%.

Veja também: Novo cartão Caixa: Negativados podem sacar até 95% do limite de crédito




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário