scorecardresearch ghost pixel



Para competir com fintechs, grandes bancos abandonam taxas de cartões

Para avançar no mercado, Itaú, BB e Caixa estão reduzindo e cortando taxas. A isenção de anuidade de cartão de crédito é a principal delas.



À medida que mais clientes mudam de banco, eles estão usando um cartão de crédito ou débito para pagar as compras. Com cada compra, o emissor do cartão de crédito recolhe uma pequena porcentagem da receita chamada taxa de câmbio.

Com milhões de transações com cartão de crédito ocorrendo a cada dia, há muito dinheiro a ser feito, o que acirra a concorrência. Um efeito visível da concorrência é que vários varejistas trocaram recentemente seus emissores de cartões de crédito.

Ninguém gosta de pagar uma taxa anual para usar um cartão de crédito. Entretanto, muitos cartões exigem isso. Com a popularidade das fintechs crescendo, os grandes bancos tiveram que agir.

Assim como os consumidores estão trocando cartões de crédito, os comerciantes e bancos também estão trocando suas parcerias para manter e proteger seus crescentes consumidores. Outra razão para a competição acirrada é a geração Millennial, relativamente inexplorada.

Grandes bancos

Para avançar no mercado, Itaú, BB e Caixa estão reduzindo e cortando taxas. A isenção de anuidade de cartão de crédito é a principal delas. No Banco do Brasil estão disponíveis diversos cartões com esse tipo de benefício. Entre eles destacam-se o Cartão Petrobras e o Ourocard Fácil. Já o Itaú, oferece o cartão digital CreditCard Zero.

Seguindo a tendência, a Caixa deixou de cobrar anuidade de cartões de crédito de pessoa física. Os detalhes devem ser divulgados em breve pela instituição. Além disso, a Caixa lançará o Caixa Sim, um pacote de benefícios aos clientes.

Taxa anual

A taxa anual aumenta o custo de ter um cartão de crédito. Se você pagar uma taxa anual, verifique se o benefício que está recebendo excede esse custo. Por exemplo, se o cartão de crédito tiver recompensas e uma taxa anual, as recompensas que você ganhar deverão exceder a taxa anual. Caso contrário, ter o cartão não é tão benéfico.

Muitos cartões de crédito que cobram uma taxa anual oferecem gratuidade apenas no primeiro ano. Após o primeiro ano, a taxa será cobrada automaticamente na sua conta. Antes de tomar essa decisão, avalie o impacto na sua pontuação de crédito e resgate quaisquer recompensas acumuladas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário