O setor bancário moderno é, em grande parte, um sistema de débitos e créditos. A mudança da dependência de moeda para ativos intangíveis permitiu que o setor bancário simplificasse os métodos de pagamento entre as partes.
Quando você precisa movimentar dinheiro de forma rápida e segura, uma transferência pode fazer o trabalho. O processo é bastante fácil, mas coletar informações e fornecê-las no formato certo pode ser um desafio.
Atualmente existe uma grande variedade de meios eletrônicos para pagamentos. Eles dispensam a necessidade de cheques ou dinheiro físico.
TED
O TED é uma transferência bancária normalmente usada para transferir dinheiro entre bancos diferentes. As transferências são processadas no mesmo dia na maioria dos casos. Atualmente, inúmeros bancos digitais não cobram a tarifa de transferência.
TEF
As transferências intra-bancárias são conhecidas como TEF. Geralmente são gratuitas. Como dito anteriormente, elas ocorrem dentro do mesmo banco e são bastante simples. Suponha que temos João e José, que têm contas no banco A. Quando João envia dinheiro para José, a instituição simplesmente debita (reduz) o saldo da conta de João e credita (adiciona) ao saldo da conta de José.
Essa é uma operação de registro simples. Nesse caso, a única coisa que mudou foram os saldos internos para cada um dos correntistas.
Boletos Bancários
Atualmente já é possível fazer transferências bancárias usando boletos de pagamento. Ela funciona como um boleto comum. Você estabelece o valor que quer depositar e realiza o pagamento em uma lotérica ou instituição bancária.
Cuidados
Nunca transfira dinheiro com base nas informações que você recebe em um email. Se alguém te enviar instruções eletronicamente, ligue para o destinatário e verifique as instruções antes de seguir em frente.
Os hackers podem interceptar mensagens e fornecer informações para uma conta que eles controlam. Isto é especialmente importante se você estiver transferindo grandes somas.