scorecardresearch ghost pixel



Unimed e Senac: Inscrições abertas para curso gratuito na área de saúde

A Unimed, em parceria com o Senac, está com inscrições abertas para seu curso gratuito de cuidador de idosos. As aulas são ofertadas em diferentes cidades.



A Central Nacional Unimed está ofertando um curso profissionalizante gratuito para pessoas que tenham o interesse em se tornar cuidador de idosos. O intuito da Unimed é de melhorar a saúde do idoso e também de oferecer uma nova profissão para quem esteja em busca de emprego no mercado. Assim, o curso já está sendo ofertado há cinco anos nas cidades e São Paulo e Salvador, além do Distrito Federal.

Recentemente a Unimed divulgou sua nova parceria com o Senac, com o objetivo de ampliar o oferta do curso em mais municípios brasileiros. Outro objetivo com a parceria é o de melhorar a estrutura física para o curso. Só este ano, mais de 150 profissionais já concluíram seus cursos desde as primeiras turmas, disponibilizadas em março.

Assim, algumas cidades brasileiras, como Salvador, São Luís, Curitiba e Fortaleza, receberam novas turmas para a realização do curso. As inscrições já estão abertas para diversos municípios, com data de início das aulas até o dia 26 de outubro.

O Curso

O curso profissionalizante de cuidador de idosos foi desenvolvido pela Unimed e Senac, possuindo carga horária de 80 horas aula. Assim, essa carga é distribuída entre três aulas presenciais de 20 horas e o restante das 60 horas ocorrem por meio de ensino à distância (EaD). Além disso, o curso possui duração de oito horas semanais ao todo, sendo 40 vagas ofertadas a cada turma disponibilizada.

De acordo com a Central Nacional da Unimed, mais de mil alunos já se formaram no curso de cuidador de idosos. Desse quantitativo, cerca de 70% dos alunos já estavam com emprego garantido ao se formar. Isso ocorreu devido as propostas recebidas durante a realização do curso. As turmas fazem parte da iniciativa Unimed Ativa, que possui o intuito de ofertar uma melhor qualidade de vida para os idosos.

Dessa forma, é necessário que o candidato possua, ao menos, ensino fundamental completo para participar do curso. A intenção do curso é ofertar a qualificação necessária para pessoas que já atuem na área, mas que não possuem profissionalização. Assim, as aulas abordam conteúdos técnicos e ofertam a vivência por meio da interação com idosos e seus familiares.

Veja também as oportunidades do SENAC: 1.539 vagas em cursos técnicos gratuitos com inscrições abertas!

Inscrições e Calendário 2019

As inscrições para o curso de cuidador de idosos já estão abertas para diversas unidades. Para realizar a inscrição, basta acessar o site da Central Nacional Unimed e escolher em qual cidade irá se matricular. As datas de inscrição e início do curso estão distribuídas da seguinte forma:

  • São Paulo: As inscrições abrem no dia 6/09, com início de turmas em 5/10;
  • Salvador: Inscrições abrem no dia 30/08, com início de turmas em 28/09;
  • São Luís: Inscrições abrem no dia 20/09, com início de turmas em 19/10;
  • Porto Alegre: Inscrições abrem no dia 06/09, com início de turmas em 05/10;
  • Curitiba: Inscrições abrem no dia 20/09, com início de turmas em 19/10;
  • Fortaleza: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10;
  • Rio de Janeiro: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10;
  • Goiânia: Inscrições abrem no dia 27/09, com início de turmas em 26/10.

Senado e Cuidadores de Idosos

O Senado aprovou recentemente um projeto de lei (PL) que visa regularizar a profissão de cuidador de idosos, visto a importância crescente da profissão dentro do cenário profissional no país. A aprovação do PL possui a finalidade de ofertar melhorias para a nova realidade populacional brasileira: o alto índice de envelhecimento dos cidadãos.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, o quantitativo de idosos brasileiros chegará a um total de 17,4% da população dentre os próximos dez anos. Essa quantia será equivalente a cerca de 38,5 milhões de pessoas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário