scorecardresearch ghost pixel



FGTS: Senado aprova saque para pagamento de cirurgias e curso superior 

Projeto de lei vai permitir que trabalhador saque dinheiro do FGTS para arcar com despesas de cirurgias e faculdade. 



A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou ontem, quarta-feira, 14, um projeto de lei que permite que o trabalhador realize saque das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de cursos de nível superior e cirurgias, as estéticas não serão consideradas. 

Já que é terminativo, ou seja, foi aprovado pela maioria no Senado, o texto do projeto de lei segue direto para a Câmara caso não houver recursos para votação em plenário.

Esta alteração aumenta de 19 para 21 o número de possibilidades para saques das contas do FGTS, que inclui demissão sem justa causa, falecimento do trabalhador, aposentadoria, doenças graves como HIV, e também estágio terminal e amortização de dívida para aquisição de casa própria.

O autor da proposta, senador Styvenson Valentim (PODE RN), em justificativa ao projeto disse o Senado entende que o FGTS contribuirá para retomar, em parte, a política de ampliação do acesso ao ensino superior. E considera  que o projeto auxiliará o trabalhador a realizar cirurgia essencial à sua saúde, além de liberar recursos do SUS para outras necessidades.

O Palácio do Planalto é contra a proposta e tentou adiar a votação, porém foi derrotado. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB PE), apresentou um requerimento para realizar audiência pública, mas o texto não foi aprovado.

Saque imediato de R$ 500 do FGTS em setembro 

Além deste novo projeto para saque do FGTS, medida provisória editada pelo governo o trabalhador poderá sacar de conta ativa e cada conta inativa o valor de R$ 500 a partir de setembro.

E em 2020 entrará em vigor na nova regra do saque-aniversário que possibilita a retirada anual de parte do saldo do FGTS.  

Veja também:




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário