scorecardresearch ghost pixel



4º Lote da restituição do imposto de renda será pago neste mês

O valor a ser recebido é corrigido a partir da variação da taxa básica de juros, a Selic, pelo período de espera, sem impostos.



No próximo dia 16, a Receita Federal pagará o quarto lote da restituição do imposto de renda deste ano. O valor a ser recebido é corrigido a partir da variação da taxa básica de juros, a Selic pelo período de espero e sem impostos. O pagamento será feito mediante a data de envio do documento, ou seja, quanto mais rápido for o encaminhamento dos documentos, mais rápido será seu recebimento.

Calendário da restituição

As datas de restituição juntamente com seus lotes, estão organizadas da seguinte forma:

Lote Data
16 de setembro
15 de outubro
18 de novembro
16 de dezembro

Caso não seja beneficiado no segundo lote, é possível consultar sua situação de declaração a partir do site da Receita Federal. Com essa procedimento, é possível visualizar se há pendências de dados identificadas pelo processamento, de modo que o contribuinte possa avaliar as inconsistências e fazer sua regularização.

Entre os status que podem aparecer, estão:

Em processamento

Embora a declaração tenha sido recebida, o processamento ainda está pendente, ou seja, não está concluído.

Em fila de restituição

Nessa situação, o documento foi processado, contudo, o valor ainda não foi disponibilizado no banco. Vale frisar que para ter direito a restituição, é necessário que o contribuinte não tenha pendências de débitos na Receita Federal ou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Processada

Essa mensagem indica que a declaração foi recebida e teve seu processamento concluído. Todavia, isso não significa necessariamente que o resultado tenha sido homologado, uma vez que ele pode ser revisto em até cinco anos, como previsto em lei.

Com pendências

Pendências de informações foram encontradas durante o processamento da declaração. Nessa situação, é necessário que o contribuinte regularizá-las o mais breve possível.

Em análise

Significa que a declaração foi recebida e se encontra na base de dados da Receita. Pode acontecer do órgão estar aguardando a apresentação dos documentos solicitados ao contribuinte ou que ainda não tenha finalizado a análise dos documentos entregues.

Retificada

Indica que a declaração anterior foi totalmente substituída pela declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Cancelada

Refere-se ao cancelamento da declaração partindo-se da decisão da Receita ou solicitação do contribuinte.

Tratamento manual

Revela que a declaração se encontra em análise. Assim, o contribuinte deve aguardar uma correspondência da Receita.




Voltar ao topo

Deixe um comentário