scorecardresearch ghost pixel



Caixa anuncia nova linha de crédito com vantagens para servidores públicos

Nova linha de crédito beneficia os servidores públicos. Mas, esses servidores devem ser considerados em "condições especiais". Para isso, são necessários alguns requisitos. Confira esses benefícios e as alterações da reforma da previdência.



Uma nova linha de crédito é lançada pela Caixa. O objetivo principal, é a aquisição da casa própria com a taxa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Isso incluirá uma pequena taxa de 2,95% ao ano, incluindo o IPCA.

Essa taxa só será válida para quem for servidor público. Mas, a condição é de que esses servidores sejam considerados em  “condições especiais”. Ou seja, que possua conta salário na Caixa,seja um bom pagador e ainda aceitar que o pagamento seja debitado direto da conta.

Já para quem trabalha no setor privado, e é considerado de “condições especiais”, a menor taxa oferecida será equivalente a 3,25% ao ano. Isso incluindo o IPCA. Essas taxas podem variar de acordo com os servidores e trabalhadores. Além disso, o relacionamento do cliente com o banco também pode influenciar.

Taxas do setor público e privado

Confira as taxas para os servidores e trabalhadores considerados em “condições especiais”:

Trabalhadores do setor privado

  • Condições especiais: 3,25% a.a. + IPCA;
  • Com relacionamento + conta salário: 4,25% a.a + IPCA;
  • Relacionamento com a Caixa: 4,75%a.a + IPCA;
  • Sem relacionamento com a Caixa: 4,95% a.a + IPCA.

Trabalhadores do setor público

  • Condições especiais: 2,95% a.a + IPCA;
  • Com relacionamento + conta salário: 3,95% + IPCA;
  • Relacionamento com a Caixa: 4,45% + IPCA;
  • Sem relacionamento com a Caixa: 4,95% + IPCA.

Os valores dos imóveis podem ser financiados em até 80% (valor de imóveis novos e usados), e o prazo estabelecido é de até 360 meses. A prestação será corrigida todos os meses. O cliente poderá escolher o modelo atual, com juros correspondentes a 8,5% e 9,75% a.a + TR (Taxa Referencial).

Mas, esses juros acabam ficando limitados ao da Caixa, já que a Taxa Referencial é correspondente a zero desde 2017. Com esses juros, imóveis serão financiados. Para o programa Minha casa, Minha vida, essas taxas não são válidas, já que este cobra juros que são mais baixos.

Reforma da previdência

Para os que estão em exercício como servidores públicos, dois tipos de transição são previstos pela Previdência. Em relação aos professores, regras diferentes também são aplicadas. Confira agora esses tipos de transição:

Por ponto e por idade

Os servidores que entraram antes ou depois da última reforma que aconteceu em 2003, seguem a mesma regra de transição. Então, os servidores federais homens devem ter pelo menos 61 anos de idade e ainda 35 anos de contribuição. Já as mulheres, 56 anos e 30 de contribuição.

É importante ter em vista que até janeiro de 2022 os cálculos serão diferentes, já que a idade mínima será de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres. Logo, a soma dos pontos de idade + tempo de contribuição até esse período deverá ser 105 para homens e 100 para mulheres.

Por pedágio

A transição pedágio corresponde a quem está próximo da aposentadoria. Estes devem ter 61 ou 57 anos de idade, com tempo de contribuição de 35 ou 30 anos. Com isso, serão aplicadas regras semelhantes às das gerais. Esses servidores devem ter 20 anos em serviço público e mais cinco anos no cargo em que vai se aposentar.

Professores

Para os professores, essas regras são diferentes. O padrão é o do INSS. A idade passa para 51 anos e 25 de contribuição. Isso somará a 81 pontos. Mas, a partir de 2020 até 2030, mais pontos serão exigidos na soma. Em caso de optar pela transição pedágio, será diminuído a idade em dois anos e contribuição em cinco.

Cortes e mudança da estabilidade

O governo irá alterar algumas regras, que irá ocasionar na perda de estabilidade em serviços públicos. Serão abertos espaços para demissões. O principal objetivo não seria demissões em massa, mas proporcionar mais produtividade dos servidores.

Além disso, será obrigatória a realização de avaliações de desempenho. Além de acabar com as promoções automáticas. Com isso, o desempenho dos servidores será apurado todos os anos por uma comissão avaliadora. Isso em administrações públicas, federais, estaduais, distritais e municipais.

Leia também: Cartão Caixa Simples: Até 95% do limite em dinheiro para negativados; Veja quem pode solicitar




Voltar ao topo

Deixe um comentário