Entre as reivindicações dos profissionais do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte, que entraram em greve nesta segunda-feira, 9, está a abertura de um novo concurso Detran RN para reposição de servidores.
Dessa forma, a Assessoria de Imprensa do Detran RN informou que a resposta do governo para a reivindicação foi a proposta de publicar um novo edital para concurso em 2020, sendo que os aprovados seriam chamados em 2021.
De acordo com o setor de imprensa do Detran, o número de cargos vagos a serem preenchidos gira em cerca de 130.Porém, até a divulgação do edital, esse quantitativo pode aumentar em razão de aposentadorias, mortes, exonerações ou saídas em geral.
Cargos e remunerações previstas
A seleção deverá contemplar cargos de níveis médio e superior, sendo que pode haver vagas para as carreiras de assistente técnico (médio) e assessor técnico (superior).
O novo concurso Detran RN deverá ser baseado nas regras da última seleção que aconteceu em 2010.
O certame da época ofertou vencimentos iniciais que variavam de R$ 799,30 a R$ 2.337. Os candidatos foram selecionados por meio de prova objetiva (para todos os cargos); e investigação social documental (apenas para algumas áreas).
Concurso consta no plano Plurianual do governo
Além do concurso, os servidores em greve reivindicam reajuste salarial e pagamento de três folhas em atraso devidas aos aposentados e pensionistas do órgão. Também exigem revogação do decreto 29007, que retira a autonomia do Detran.
O concurso Detran RN consta no Plano Plurianual do governo do Rio Grande do Norte que prevê a publicação do edital para 2020. Contudo, para o sindicato isso não dá garantias suficientes que o concurso vai acontecer.
Sendo assim, a categoria não descarta a possibilidade de novas greves, caso o governo não dê respostas satisfatórias diante da pauta. No momento, os servidores seguem paralisados por tempo indeterminado.
Veja também: Concursos abertos no Rio Grande do Norte