O saque imediato de até R$ 500 das contas do FGTS se iniciam nesta sexta feira, 13. Para saber qual a quantia disponível nas contas ativas e inativas do fundo, basta acessar o site da Caixa ou o aplicativo do FGTS. Será necessário informar o número do PIS, disponível no Cartão Cidadão, na carteira de trabalho e também no extrato impresso do FGTS.
Contudo, caso o trabalhador não tenha acesso a essas documentos, é possível descobrir qual seu PIS utilizando apenas o número do CPF, por meio do site Meu INSS. A página foi desenvolvida pelo Governo Federal com o intuito de receber solicitações de aposentadoria, agendamento de atendimento, entre outros serviços.
Por ela, é possível que o trabalhador entre utilizando seu CPF e tenha acesso ao número do PIS. Entretanto, é preciso já ter seu cadastro no site para descobrir a sequência do PIS. Ensinaremos logo abaixo como realizar o cadastro e como conferir o saldo do FGTS.
Como fazer o cadastro no Meu INSS
Para descobrir o número do PIS utilizando apenas o INSS, será necessário realizar um cadastro no site Meu INSS. Para isso, o trabalhador deverá informar o CPF, nome completo, data e local de nascimento e também o nome da mãe. Posteriormente ao preenchimento das informações, será gerado um código de acesso provisório.
Após ter esse código, o usuário devera realizar o login utilizando a senha provisória. Logo em seguida, irá surgir uma mensagem para a criação de sua própria senha.
O cadastro no Meu INSS poderá ser realizado pelo próprio aplicativo, disponível para Android e iOS, ou também pelo site das instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Caixa, Itaú Unibanco, Mercantil do Brasil, Santander, Sicredi e Sicoob.
Assim que o cadastro for realizado, o número do PIS irá aparecer no quadro “Dados de Usuário”, na tela inicial, juntamente ao nome e CPF do trabalhador.
Onde consultar o saldo do FGTS
Com o número do PIS em mãos, o trabalhador poderá conferir seu saldo disponível no FGTS por quatro canais: Site da Caixa, aplicativo do FGTS, SMS e e-mail.
Site da Caixa
Para realizar a consulta por meio do site da caixa, será preciso informar o número do PIS/NIS. Para isso, basta:
- 1. Informar o número do PIS e clicar em “Cadastrar Senha”;
- 2. Ler o regulamento e clicar em “aceito”;
- 3. Preencher os dados pessoais solicitados;
- 4. Criar uma senha de até oito dígitos.
Após a finalização do processo, será necessário realizar o login para ter acesso às informações da conta, incluindo os recursos disponíveis.
Veja também: Caixa prorroga prazo para cliente autorizar saque dos R$ 500 do FGTS.
Aplicativo do FGTS
Com a mesma senha do cadastro do Meu INSS, o trabalhador consegue checar suas informações por meio do aplicativo do FGTS. Entretanto, o cadastramento da senha pode ser realizado também direto pelo aplicativo:
- 1. Ao abrir o aplicativo, clique em “primeiro acesso”;
- 2. Leia o contrato e clique em “aceitar”;
- 3. Informe o número do NIS e clique em “continuar”;
- 4. Preencha o formulário e aperte em “próximo”;
- 5. Crie sua senha e clique em cadastrar.
SMS e E-mail
Outro modo de receber mensalmente informações sobre o saldo disponível e dos depósitos realizados nas contas FGTS é por meio de SMS. Além disso, as informações poderão ser enviadas também por e-mail, com o extrato mensal da conta.
O cadastramento nos serviços pode ser realizado por meio do site ou do aplicativo, após a criação da senha pessoal. Ademais, também é possível atualizar o endereço de residência para aderir ao extrato em papel.