scorecardresearch ghost pixel



É possível abrir um cadastro do MEI com o nome negativado?

Muitos acreditam que não existe a possibilidade de abrir um MEI com o nome negativado. Apesar de ser possível, existem outros motivos que impossibilitam o cidadão de adquirir um CNPJ.



O desejo de empreender é uma realidade de muitos brasileiros. Mas, existe um dilema que cerca alguns interessados: Eu posso abrir um cadastro do MEI com o nome negativado? É possível possuir um CNPJ com o nome sujo?

Pode ser surpresa para muitos. Mas, a resposta é sim. É possível abrir um cadastro no MEI com o nome negativado. Apesar de esse não ser um impedimento, existem outras circunstâncias que não permitem a pessoa abrir um cadastro no MEI e adquirir um CNPJ.

Dentre os motivos estão: Sociedade em outras empresas, alterações no título de eleitor, não ter a idade mínima, estrangeiros sem visto permanente e pendências nos dados do CPF. Entenda esses motivos e confira quais os documentos necessários para conseguir um MEI.

Motivos que não permitem abrir cadastro no MEI

Conheça os motivos que impedem uma pessoa de abrir cadastro no MEI:

Sociedade com empresa

O interessado em adquirir um cadastro como MEI não pode ter a responsabilidade sobre outras empresas. Isso inclui equipe de sócios e administradores. Mas, é importante lembrar que a pessoa pode ter outro emprego na carteira, desde que não seja nas funções acima.

Alterações no título de eleitor

Caso o interessado faça alterações no título de eleitor, é necessário que este confira se os dados foram cadastrados no sistema. Pode acontecer de o título não estar associado ao número do CPF. Isso pode ser resolvido no Banco do Brasil ou Correios.

Não possuir idade mínima

Para adquirir um cadastro MEI, o indivíduo deve ter pelo menos 18 anos. Para idades menores, a pessoa deve ser emancipada e possuir ao menos 16 anos.

Estrangeiros sem visto permanente

Para os estrangeiros que não possuem título de eleitor, é possível abrir um MEI com a apresentação da declaração de imposto de renda. Mas, além disso, é necessário que a pessoa tenha visto permanente e CPF.

Pendências nos dados do CPF

O cidadão deve conferir os dados cadastrados no CPF. Caso estejam desatualizados, essa atualização deve ser feita o mais rápido possível. É possível regularizar essa situação nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios.

Documentos necessários

Confira quais dos documentos necessários para abertura do MEI como pessoa física e pessoa jurídica:

Pessoa física

Para abrir um MEI como pessoa física, são necessários os seguintes documentos:

  • Número de título de eleitor;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Comprovante de Situação Cadastral no CPF;
  • Endereço / CEP.

Pessoa jurídica

Para abrir um MEI como pessoa física, são necessários os seguintes documentos:

  • Emissão de boleto DAS;
  • Relatório de despesa e faturamento mensal;
  • Declaração anual;
  • Modelo de contrato de prestação de serviço.

Leia também: Como fazer um empréstimo para MEI no Banco do Brasil e na Caixa




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário