scorecardresearch ghost pixel



5º lote da restituição do imposto de renda será pago neste mês

A liberação do pagamento segue uma ordem de envio dos documentos, de modo que aqueles que enviaram a papelada antes, receberão mais rápido.



No próximo dia 15, a Receita Federal pagará o quinto lote da restituição do imposto de renda deste ano. Tais lotes, são pagos seguindo a ordem de envio dos documentos. Ou seja, aqueles que enviaram a papelada antes, receberão mais rápido.

Terão direito aqueles que possuem a diferença do imposto de renda a ser pago (já descontado as deduções) em relação ao imposto já pago ou retido na fonte for negativa. Isto é, caso diferença do imposto pago, for maior.

O valor a ser recebido é corrigido pela variação da taxa Selic e pelo período de espera, sem impostos.

A liberação dos pagamentos são feitas em lotes, e seguem uma data divulgada pela Receita Federal:

Datas de restituição

Lote Data
15 de outubro
18 de novembro
16 de dezembro

Status da declaração

Caso não seja contemplado no próximo lote, é possível consultar a situação da sua declaração no site da Receita Federal.

Em processamento

Embora a declaração tenha sido recebida, o processamento ainda não foi concluído.

Em fila de restituição

Mesmo que o documento tenha sido processado, o valor ainda não foi disponibilizado no banco.

Vale lembrar que é necessário que o contribuinte não tenha pendências de débitos na Receita Federal ou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Processada

A declaração foi recebida e teve seu processamento concluído. No entanto, isso não indica que o resultado tenha sido homologado, isso por que, pela lei, este, pode ser revisto em até cinco anos.

Com pendências

Ao analisar a declaração, a Receita encontrou pendências de informações. Nessa situação, o contribuinte deve regularizá-las.

Em análise

Indica que a declaração foi recebida e se encontra na base de dados da Receita. Pode ser que o órgão esteja aguardando a apresentação dos documentos solicitados ao contribuinte ou ainda não tenha finalizada a análise dos documentos entregues.

Retificada

Nessa ocasião, a declaração anterior foi substituída totalmente pela declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Cancelada

Pode ser que a declaração tenha sido cancelada por decisão da Receita ou mesmo por solicitação do contribuinte.

Tratamento manual

A declaração se encontra em análise e o contribuinte deve aguardar uma correspondência da Receita.




Voltar ao topo

Deixe um comentário