Um novo anuncio foi realizado pela Caixa Econômica Federal esta semana referente ao juros do crédito imobiliário, reduzindo em até um ponto percentual da taxa de juros. A medida vale para os financiamentos imobiliários que forem realizados com a utilização dos recursos do Sistema Brasileiro de poupança e Empréstimos (SBPE).
Com isso, a menor taxa passou de 8,5% ao ano para 7,5% ao ano, enquanto a maior taxa reduziu de 9,75% para 9,5% ao ano. A medida entra em vigor a partir da próxima segunda, 14 de outubro. Sendo assim, a redução é aplicável em crédito com saldo devedor atualizado de acordo com a Taxa Referencial (TR), tanto para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) quanto para o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
Sendo assim, o SFH é destinado aos financiamentos de imóveis com menores custos, além de possuir parcela das unidades financiadas com a utilização dos recursos do FGTS. Já o SFI é voltado para imóveis mais caros, não possuindo cobertura do FGTS.
Caixa investe na redução de juros
Esta nova medida já é a segunda redução de juros divulgada pela estatal. A primeira foi anunciada em junho, quando a estatal reduziu em até 1,25 ponto percentual os juros cobrados em financiamentos pelo SBPE, além de ofertar possibilidade para renegociações.
De acordo com a Caixa, mais de 114 mil clientes já regularizaram suas dívidas, equivalente a mais de R$ 10,1 bilhões de crédito renegociados. Além disso, a Caixa anunciou em agosto a criação da nova linha de financiamento imobiliário corrigida de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Com ele, a taxa mínima é referente ao IPCA mais a tarifa de 2,95% ao ano, enquanto a máxima é o IPCA mais 4,95% ao ano. Sendo assim, a Caixa lidera atualmente o mercado financeiro imobiliário, tendo 69% de participação no mercado.
Em junho, após um ano de avaliação, a carteira de crédito habitacional da Caixa cresceu 3,6%, alcançando o número de R$ 452,3 bilhões em 2019.
Veja também: Caixa abre cadastro de trabalhadores para saque-aniversário do FGTS.