scorecardresearch ghost pixel



Caixa divulga nova redução na taxa de juros do crédito imobiliário

Essa já é a segunda redução na taxa de juros do crédito imobiliário em 2019. A redução chega em até um ponto percentual para diferentes tipos de financiamento.



Um novo anuncio foi realizado pela Caixa Econômica Federal esta semana referente ao juros do crédito imobiliário, reduzindo em até um ponto percentual da taxa de juros. A medida vale para os financiamentos imobiliários que forem realizados com a utilização dos recursos do Sistema Brasileiro de poupança e Empréstimos (SBPE).

Com isso, a menor taxa passou de 8,5% ao ano para 7,5% ao ano, enquanto a maior taxa reduziu de 9,75% para 9,5% ao ano. A medida entra em vigor a partir da próxima segunda, 14 de outubro. Sendo assim, a redução é aplicável em crédito com saldo devedor atualizado de acordo com a Taxa Referencial (TR), tanto para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) quanto para o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Sendo assim, o SFH é destinado aos financiamentos de imóveis com menores custos, além de possuir parcela das unidades financiadas com a utilização dos recursos do FGTS. Já o SFI é voltado para imóveis mais caros, não possuindo cobertura do FGTS.

Caixa investe na redução de juros

Esta nova medida já é a segunda redução de juros divulgada pela estatal. A primeira foi anunciada em junho, quando a estatal reduziu em até 1,25 ponto percentual os juros cobrados em financiamentos pelo SBPE, além de ofertar possibilidade para renegociações.

De acordo com a Caixa, mais de 114 mil clientes já regularizaram suas dívidas, equivalente a mais de R$ 10,1 bilhões de crédito renegociados. Além disso, a Caixa anunciou em agosto a criação da nova linha de financiamento imobiliário corrigida de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Com ele, a taxa mínima é referente ao IPCA mais a tarifa de 2,95% ao ano, enquanto a máxima é o IPCA mais 4,95% ao ano. Sendo assim, a Caixa lidera atualmente o mercado financeiro imobiliário, tendo 69% de participação no mercado.

Em junho, após um ano de avaliação, a carteira de crédito habitacional da Caixa cresceu 3,6%, alcançando o número de R$ 452,3 bilhões em 2019.

Veja também: Caixa abre cadastro de trabalhadores para saque-aniversário do FGTS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário