scorecardresearch ghost pixel



Canadá deve conceder mais de 340 mil vistos de residência permanente em 2020

Governo canadense faz campanha forte para atrair mão de obra qualificada a abre grande oportunidade para os brasileiros.



Se você quer morar fora, já deve ter pensado em ir para o Canadá. O país tem se tornado o destino preferido de brasileiros que buscam qualidade de vida morando no exterior, sendo que no ano passado, a emissão de vistos de brasileiros para o Canadá cresceu 88%.

Uma ótima notícia para os sonhadores que pensam em ir para o país é que o governo canadense calcula que precisará de, no mínimo, 300 mil pessoas todos os anos para manter seu crescimento econômico.

Dessa forma, o Canadá prevê aumentar gradativamente o número de imigrantes no país para elevar a concessão do chamado Permanent Residency (PR), o visto de residência permanente, para 341 mil pessoas, em 2020, e 350 mil, em 2021.

De acordo com Ed Santos, consultor de imigração e sócio cofundador da Canadá Intercâmbio, que o Canadá vem fazendo é uma campanha forte com o objetivo de atrair mão de obra qualificada, sendo essa uma oportunidade grande para os brasileiros.

Critérios

Vale ressaltar que a maior dificuldade de quem vai do Brasil para o país-norte americano é a proficiência em língua inglesa, comprovada através de testes oficiais, que são a porta de entrada para iniciar o processo de imigração.

Além desse requisito, governo canadense analisa outros cinco critérios para conceder o visto: idade, formação acadêmica, experiência profissional, possível oferta de emprego e, de acordo com o caso, uma vivência prévia no país.

A partir desses critérios são atribuídas notas e, em relação à idade, por exemplo, o ideal é ter até 29 anos. Já na formação acadêmica, têm preferência quem possui dois diplomas de ensino superior.

Se você sonha em viver no Canadá, a forma mais comum é pedir um visto para estudo e depois de conhecer o país, solicitar residência permanente. Veja a seguir os detalhes desses processos:

Bolsa de estudos

A maioria dos brasileiros que têm a intenção de residir temporariamente no Canadá, e mesmo para ir conhecendo o país em caso de interesse futuro em residência permanente, buscam por bolsas de estudo.

Os tipos de cursos disponíveis para estrangeiros vão desde programas de inglês e francês até cursos de ensino superior ofertados em instituições de ensino públicas e privadas. Para entrar em um programa de ensino superior no Canadá, um estrangeiro precisa solicitar, geralmente, um visto de estudos chamado “Study Permit” (Permissão de Estudos).

Algumas das exigências para conseguir o documento, são a comprovação financeira, genuinidade da intenção de estudos, vínculos com o país de origem e histórico de viagens internacionais, entre outros requisitos.

Sobre a Residência Permanente

Já para solicitar a residência permanente no Canadá, existem diferentes processos e categorias como o popular Express Entry e os processos provinciais como o Processo de Imigração da Província da Colúmbia Britânica (BCPNP).

O Express Entry é um sistema online que atribui uma pontuação aos diferentes detalhes do perfil de um potencial imigrante, sendo que os fatores que mais recebem atribuição de pontos, como já mencionado, são a proficiência em um dos idiomas (inglês e/ou francês) , os anos de experiência de trabalho qualificado e a formação acadêmica.

Pelo Express Entry o governo canadense regularmente realiza rodadas de convite aos potenciais imigrantes que têm maior pontuação no sistema. Veja mais no site canada.ca, página de imigração que explica sobre o Express Entry.

Veja também: Itaú Unibanco oferece 137 vagas de emprego para diversos estados




Voltar ao topo

Deixe um comentário