scorecardresearch ghost pixel



Confira as multas que podem suspender a CNH automaticamente

Mesmo sem ter atingido o limite máximo de pontos na carteira, o motorista pode perder sua CNH automaticamente. Saiba em quais casos a penalidade ocorre.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais importantes e desejados pelos brasileiros, visto que é necessário possuir a CNH para dirigir automóveis. Possuir um veículo facilita a rotina de diversos cidadãos, seja para realizar viagens ou até mesmo para situações diárias, como ir para trabalho ou deixar os filhos na escola.

Contudo, é necessário que o motorista possua muita atenção ao estar no trânsito, uma vez que o número de mortes no trânsito permanece alto no país. Sendo assim, com a finalidade de tornar o trânsito mais seguro, o Brasil conta com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no qual está estabelecido as leis de trânsito e suas respectivas penalidades.

Algumas infrações estabelecidas no CTB podem gerar a suspensão automática da CNH do condutor, sendo conhecidas como infrações gravíssimas. Além da suspensão do documento, algumas infrações podem até mesmo manter o cidadão recluso entre seis meses a três anos. Assim, listamos algumas infrações que podem levar a suspensão para que o motorista fique atento. Confira!

Dirigir alcoolizado

Um dos maiores motivos causadores de acidentes e mortes no trânsito é a direção combinada com bebidas alcoólicas. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde, o álcool foi responsável por 32.615 mortes no trânsito em 2017.

Sendo assim, o CTB estabelece que dirigir alcoolizado é considerada uma infração gravíssima. Como penalidade, o motorista poderá ter sua CNH suspensa por 12 meses e ainda deverá realizar o pagamento de uma multa.

Forçar ultrapassagem perigosa

As ultrapassagens em situações de trânsito lento ou até mesmo em viagens são comuns no dia a dia de cada brasileiro, com o intuito de agilizar o trajeto. Contudo, é necessário ficar atento se o local permite a ultrapassagem e se não há algum perigo para o próprio condutor e os demais carros.

Em caso de passagens forçadas e perigosas, mesmo em locais permitidos, a ação é considerada como infração gravíssima. Com isso, a penalidade é a suspensão automática da CNH e uma multa no valor de R$ 2.934,70.

Dirigir acima do limite estabelecido

As vias possuem um limite de velocidade pré-estabelecido, com a finalidade de proporcionar maior segurança para os motoristas. Em caso de velocidade acima do limite, o condutor poderá ganhar apenas uma multa e alguns pontos na carteira.

Contudo, caso a velocidade exceda em 50% o limite da via, o motorista poderá ter sua carteira suspendida automaticamente, visto que essa atitude é considerada uma infração gravíssima. A atitude gera também sete pontos na CNH e uma multa de até R$ 880,42.

Veja também: Detran informa que mais de 2 mil motoristas podem perder a CNH.

Não socorrer vítima de trânsito

Em caso de acidente no trânsito, o motorista do veículo é obrigado a parar e prestar socorro à vitima atingida. Além disso, é de responsabilidade do condutor tentar preservar o local ao máximo para auxiliar o trabalho da polícia e dos socorros.

Se houver uma omissão de socorro quando o motorista possuir condições para auxiliar a vítima, a CNH do condutor poderá ser suspensa automaticamente.

Apostar corrida no trânsito

Conhecida também como racha, as corridas nas ruas geram um imenso perigo para os demais condutores e para os próprios motoristas dos carros envolvidos no racha. As penalidades para esse caso são graves, possibilitando até a prisão de até três anos para os envolvidos, além de multas e suspensão imediata da CNH.

Pontuação máxima gera suspensão da CNH

Mesmo que o motorista não tenha cometido infrações graves ou gravíssimas, que implicam na suspensão imediata da carteira, a carteira de motorista também pode ser suspensa em caso de pequenas infrações. Para isso, é preciso que a soma chegue a 21 pontos dentro de um período de 12 meses. Caso isso ocorra, a CNH será suspensa.

Além disso, ter a carteira suspensa não impede apenas a direção de veículos, mas também impede que o cidadão realize um seguro de algum automóvel, visto que sua documentação ficará irregular. Com isso, é preciso possuir extremo cuidado e atenção ao dirigir, com o intuito de preservar sua vida e das demais pessoas envolvidas no trânsito.




Voltar ao topo

Deixe um comentário