scorecardresearch ghost pixel



Isenção da taxa de renovação da CNH para motoristas com mais de 60 anos é aprovada na Câmara

O projeto prevê o acréscimo de um artigo no Estatuto do Idoso para tratar sobre o tema. A tramitação do PL encontra-se em caráter conclusivo.



Foi aprovado na última quarta-feira, dia 02, durante reunião deliberativa ordinária da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3552/2019. O texto trata da isenção da taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas com mais de 60 anos.

A proposta foi aprovada como substitutivo, que foi apresentado pela relatora, deputada Norma Ayub (DEM-ES). O projeto prevê o acréscimo de um artigo no Estatuto do Idoso para tratar sobre o tema.

O projeto original, de autoria do deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), foi apresentado durante uma sessão no dia 17 de junho. O texto, juntamente com um apensado (PL 3993/2019, de autoria do Deputado Juninho do Pneu, do DEM-RJ), encontram-se em tramitação na Câmara.

Durante a sessão, os deputados afirmaram que a medida é importante para amparar os idosos. Isso porque o Estatuto do Idoso oferece gratuidade no transporte coletivo e reserva de vagas em estacionamentos, mas não beneficia motoristas com veículo próprio, que precisam renovar a CNH em períodos mais curtos.

“Aqueles que utilizam o transporte individual próprio, como o automóvel particular, não foram contemplados no referido Estatuto. Para agravar essa situação, salientamos ainda que, a partir dos 65 anos de idade, o idoso é obrigado a renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação a cada três anos”, diz o relatório da sessão.

A tramitação do projeto de lei encontra-se em caráter conclusivo. Agora, as proposições serão encaminhadas às comissões de Viação e Transportes, de
Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e Cidadania para verificar o mérito, a adequação financeira, a constitucionalidade, a juridicidade e a técnica legislativa da proposição.

Leia também: Regras mais brandas para tirar CNH já estão em vigor




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário