Uma atitude muito comum no meio empresarial é adquirir crédito para investir em seu negócio e aumentar o número de vendas. Contudo, há diversos bancos no mercado que ofertam o empréstimo para pequenos negócios. Com isso, os empreendedores podem ficar com dúvidas acerca de quais são os riscos envolvidos, qual a melhor linha de crédito para seu negócio, dentre outras problemáticas.
Além dos bancos tradicionais, os empresários da região Centro-Oeste do país contam também com a opção do Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Criado em 1988 para auxiliar o desenvolvimento econômico e social do Centro-Oeste, o FCO oferta crédito com longo prazo de pagamento e baixas taxas de juros para o financiamento de empreendimentos, seja de empresas ou de produtores rurais.
Sendo assim, para solicitar o FCO, é necessário ser empresário ou produtor rural no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul. Entretanto, a concessão do crédito irá depender da existência de recursos, além da participação do solicitante no investimento e também de seu cadastro atualizado no Banco do Brasil.
Linhas de Crédito em Bancos
Já para os empresários que não forem da região Centro-Oeste do país ou que não se enquadrarem nos requisitos exigidos pelo FCO, há opções de linhas de créditos disponibilizadas por diversos bancos. Dentre as opções disponíveis no mercado, estão:
Banco do Brasil
- Microcrédito Produtivo Orientado (MPO);
- Proger Urbano Empresarial;
- PProger Turismo Investimento.
Bradesco
- Capital de Giro;
- CDC (Máquinas e Equipamentos);
- Crédito Multirrecebíveis.
Caixa Econômica Federal
- BCD (Bens de Consumo Duráveis);
- Giro Caixa Fácil;
- Microcrédito Produtivo Orientado (Crescer Caixa e Direto Caixa).
Veja também: Sebrae oferece empréstimo de R$ 20 mil para financiamento de pequenos negócios; Sem cobrança de juros!
Sicredi
- Capital de Giro;
- Cartão Sicredi Empresarial;
- Desconto Eletrônico.
Sicoob
- Capital de Giro;
- Sicoob Empreendedor;
- Sicoob Consórcios.