scorecardresearch ghost pixel



Renovação de CNH pela internet: Confira os estados que disponibilizam o serviço

A opção está sendo liberada aos poucos pelos estados brasileiros. Saiba como renovar a carteira de motorista pela internet sem precisar ir ao Detran.



Entre as novas mudanças para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que tiveram início em setembro, está a possibilidade de renovar o documento pela internet. O serviço já é oferecido em 85 cidades do estado de São Paulo e também em Santa Catarina.

Confira a seguir como tirar a CNH pela internet em ambos os estados:

São Paulo

Em São Paulo, os condutores com CNH A (moto), B (automóvel) e A/B podem solicitar a “renovação simplificada” por meio do site do Detran SP.

Para receber o documento em casa, basta agendar os exames médico e psicotécnico no portal do órgão. É necessário ir à clínica e pagar a taxa de emissão e de envio pelos Correios no valor de R$ 54,77.

No entanto, a opção não está disponível para condutores que tenham foto suspensa ou cassada, que não tenham biometria cadastrada, ou que necessitem atualizar algum dado (como nome de casado ou endereço).

Caso o sistema identifique outro impedimento para renovação, o processo deverá ser efetuado presencialmente. Confira pelo link a lista dos 85 municípios onde o serviço está disponível no momento: http://bit.ly/CidadesRenovaçãoSimplificada.

Confira a seguir o passo a passo para renovar a CNH pelo site:

  1. Faça login no portal detran.sp.gov.br
  2. Clique em Serviços Online, no topo da página inicial
  3. Acesse Renovação da CNH >> Renovação Simplificada
  4. Confirme os dados em tela e escolha as datas e os horários dos exames médico
  5. Se exercer atividade remunerada, como taxista, é necessário também um exame psicotécnico
  6. Pelo número do CPF, pague a taxa de emissão e de envio pelos Correios, no valor total de R$ 54,77
  7. A CNH renovada deve ser entregue na casa do motorista em até sete dias úteis

Santa Catarina

Já no estado de Santa Catarina, os condutores devem realizar a renovação da carteira pelo portal digital do Detran SC. O sistema registrará automaticamente a solicitação, informará o valor e emitirá a guia de pagamento.

Após o condutor fazer os exames que serão agendados pelo sistema, o portal avisa que a CNH está pronta e pode ser retirada pelo condutor no órgão de trânsito.

Além disso, quem se cadastra no portal recebe o aviso do vencimento da CNH com antecedência via e-mail e evita ser multado.

Veja também: Uber vai lançar aplicativo para contratação temporária




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário