A Uber decidiu lançar seus produtos em mais uma área: Vagas de emprego temporárias! Após lançamento de motoristas particulares e de entregadores de comida, por meio do Uber Eats, a Uber lançou eu Chicago (EUA) a primeira versão do seu aplicativo Uber Works. O novo aplicativo vem em fase de testes apenas na cidade americana, como forma de diversificar sua atuação em meio a um alto prejuízo bilionário e processos por direitos trabalhistas.
Com o Uber Works, os usuários poderão ter acesso a turnos disponíveis em uma área, de modo a ajudar empresas que precisem de novos funcionários apenas em um horário de pico durante a semana. Sendo assim, o aplicativo poderá conectar um cozinheiro a um restaurante que esteja precisando de um chef apenas por algumas horas.
De acordo com o porta-voz da Uber à Reuters, “a Uber Works tem um painel de vagas e conectamos os usuários diretamente com empresas para ajudá-las a preencher turnos vagos”. As novas mudanças da empresa ocorrem devido a suas operações na Ásia sofrerem alta concorrência. Enquanto isso nos Estados Unidos, há uma votação por classificar os motoristas da Uber como contratados independentes.
Nova lei pode prejudicar a Uber
A Uber perdeu um processo contra um de seus motoristas na Califórnia em setembro, além de precisar arcar com uma nova lei sancionada pelo governador do estado, Gavin Newsom. A nova lei exige que os trabalhadores terceirizados da Uber e de sua principal concorrente, Lyft, sejam classificados como funcionários.
A medida vem como forma de resposta aos motoristas que alegam que empresas de transporte, como a Uber, não ofertam direitos trabalhistas aos seus motoristas. Com isso, a Uber informou que seu negócio pode ser diretamente afetado caso os motoristas devam ser classificados como empregados, ao invés de trabalhadores autônomos.
Ademais, ainda não há cálculos realizados acerca de quais valores serão prejudicados devido a nova lei aprovada na Califórnia. Contudo, apenas no segundo trimestre de 2019, a Uber teve um prejuízo de 2,5 bilhões de dólares, incluindo os custos para a abertura de seu capital.
Com o lançamento da Uber Works, a empresa espera ampliar sua prospecção com os trabalhadores autônomos. Desde sua abertura na bolsa de valores, a Uber já perdeu cerca de 21% do seu valor de mercado. Entretanto, não há medidas claras o suficiente para indicar o potencial do novo aplicativo de tirar a empresa da crise.
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