scorecardresearch ghost pixel



Cadastro Positivo: Clientes de bancos terão informações compartilhadas

Todos os brasileiros com operações de crédito e contas de consumo passam a fazer parte de forma automática do banco de dados.



A nova fase de implementação do Cadastro Positivo — histórico financeiro que considera as contas dos consumidores pagas em dia — teve início nesta segunda-feira, dia 11 de novembro. A partir de agora, todos os brasileiros com operações de crédito e contas de consumo passam a fazer parte de forma automática do banco de dados — sem necessidade de inscrição.

Os principais bancos do país e cerca de 100 instituições financeiras começam a compartilhar, automaticamente, informações de crédito de seus clientes para as gestoras de bancos de dados financeiros, como Serasa e SPC Brasil.

A expectativa é que até o dia 19 de novembro todos os atuais clientes das principais instituições financeiras do país estejam com o Cadastro Positivo aberto. Além disso, o SPC espera que o banco de dados passe a contar com 110 milhões de inscritos.

Todos que tiverem a conta aberta devem ser notificados em até 30 dias pela empresa financeira gestora. A notificação pode ser feita por correio, email ou SMS.

Outras empresas, como operadoras de telefonia, companhias de água, luz e gás e redes de varejo, começarão a enviar as informações de seus clientes posteriormente. A medida fará com que o cadastro agregue, também, a população que não utiliza bancos.

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo reúne informações de pagamentos que o consumidor fez ou está fazendo. Esses dados ficam guardados em um histórico que leva em conta toda a sua vida financeira.

O sistema existe no país desde 2011, mas antes sua adesão era opcional. A partir de agora, todos passam a ser cadastrados automaticamente. Quem não quiser ter seus dados disponibilizados, deve entrar em contato com as gestoras de banco de dados e pedir a exclusão de suas informações.

O cadastro é o oposto à lista de nome sujo, já que mostra a situação de adimplência. Atualmente, as empresas que operam os dados contidos no sistema, autorizadas pelo Banco do Brasil (BB), são a Boa Vista Serviços, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Serasa e SPC Brasil/Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Confira também: Adesão automática ao Cadastro Positivo já está em vigor; Verifique seu currículo financeiro




Voltar ao topo

Deixe um comentário