scorecardresearch ghost pixel



Concurso Banco do Brasil? Fixado quadro de pessoal com mais de 105 mil cargos

Com a fixação do quadro de pessoal, será possível que novos certames sejam realizados pelo Banco do Brasil. O último edital foi lançado em 2018.



O quantitativo de pessoal do Banco do Brasil já foi fixado pelo Ministério da Economia. Segundo a portaria, o banco passará a contar com um limite de 105.774 empregados públicos. Dessa forma, os que têm contrato de trabalho, suspenso por aposentadoria por invalidez, ficam excluídos.

No documento ainda consta que a empresa é quem deve gerenciar seu quadro de pessoal. Isso com a prática de atos para substituição de empregados desligados ou desligados do quadro funcional. Assim deve ser feito, desde que o limite ora estabelecido seja observado.

Então, novos certames podem ser realizados pelo Banco do Brasil, mas para isso, as dotações orçamentárias devem ser observadas para cada exercício. Da mesma forma, o banco deve se atentar com as demais normas legais pertinentes.

Concurso Banco do Brasil

Está previsto que um novo certame do Banco do Brasil seja realizado. Chegou-se à essa hipótese porque o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, prosseguiu com a definição do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) da necessidade da realização de uma nova seleção para o BB.

Com isso, o ministro alegou ser inviável a Reclamação onde o Banco do Brasil solicitava a cassação da decisão do TRT-10. Nesse período, foi determinado, pelo tribunal, que existia a necessidade de uma nova seleção no banco pra nível superior.

Essa decisão fez com que fosse revogada a liminar que teria suspenso o ato do TRT-10. Então, por isso, um novo certame deverá ser realizado pelo Banco do Brasil e com isso, serão supridas vagas de nível superior.

Concurso Banco do Brasil: edital 2018

Em 2018, o Banco do Brasil divulgou um edital com 60 vagas de nível médio para o cargo de escriturário. Mas, as vagas não correspondiam às necessidades do banco. Além disso, a estruturação das provas não continha correspondência com as anteriores. Muitos concluíram que isso seria desvio de funções.

Ao todo, foram cobradas 25 questões de  informática e apenas cinco para Conhecimentos Bancários, que costuma ter mais questões. Por isso, muitos candidatos passaram a indagar se as vagas realmente seriam para atendimento ou tecnologia de informação, que tem maior cobrança e que deveria ser exercida por profissionais de nível superior.

Concurso do Banco do Brasil: última seleção

O último certame do Banco do Brasil foi realizado em 2018. O conteúdo programático do concurso foi um diferencial, pois obteve mais questões de Conhecimentos de Informática do que de Conhecimentos Bancários.

Ainda mais, houve outra controvérsia, que foi a inclusão da disciplina Probabilidade e Estatística. Pelo menos 150 candidatos foram convocados para a prova. Ao todo, foram aplicadas 70 questões, além da redação.

A  seleção do Banco do Brasil foi homologada em julho de 2018. A validade do certame foi de um ano, com a possibilidade de prorrogar até julho de 2020. As oportunidades foram para as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília e os selecionados foram contratados pelo regime celetista.




Voltar ao topo

Deixe um comentário