A Reforma da Previdência, promulgada em 12 de novembro, trouxe série de alterações nas regras para aposentadorias. E saber o tempo de contribuição atual continua sendo a principal dúvida dos beneficiários. A fim de solucionar essa demanda, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece ferramenta gratuita que permite consultar pela internet dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Por meio da plataforma meuinss.gov.br e do aplicativo oficial Meu INSS, o contribuinte pode consultar seu histórico de trabalho e o tempo total de contribuição acumulado até o momento. Confira o passo a passo:
- Acesse o site meu.inss.gov.br ou o aplicativo oficial Meu INSS;
- Faça o cadastro necessário para login utilizando os documentos solicitados – CPF, nome completo, data e local de nascimento, carteira de trabalho e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório e criar uma senha;
- Clique em Extrato de Contribuições (CNIS) para verificar o histórico de contribuições.
Aposentadoria
Apesar da plataforma ainda não disponibilizar um sistema online de cálculo da aposentadoria, conforme as novas regras, ferramenta permite conferir o tempo atual de contribuição na aba “Simular Aposentadoria”. Para isso, o cidadão deve seguir o passo a passo:
- Clicar em “Simular Aposentadoria”;
- Escolher entre aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição – O sistema irá informar a data de entrada e saída de cada emprego ou vínculo com o INSS. Caso falte algum vínculo, o sistema permite adicionar manualmente outros períodos e os respectivos valores de contribuição;
- Após concluir os preenchimento, a pessoa deve clicar em “Calcular”, em seguida, o site irá informar o tempo de contribuição e se há direito à aposentadoria.
Plataforma Estadão
Outra forma de consultar opções de aposentadoria é a calculadora do Estadão e da Onze Invest. O sistema, totalmente online, mostra as melhores opções para servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.
Para calcular, o interessado deve acessar o site, informar seu gênero, tempo de contribuição e tipo de ocupação.
Dúvidas
Em casos de dúvidas na operação do sistema Meu INSS ou em falta de algum registro previdenciário, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone 135 .
Outros serviços
A plataforma Meu INSS também oferece outros serviços, como consulta ao salário maternidade, agendamentos e requerimentos, extrato de pagamentos de benefícios, carta de concessão de benefícios, agendamento de perícia médica, resultado de requerimento, extrato de empréstimo consignado, extrato de imposto de renda, emissão de certidão de tempo de contribuição, emissão de guia de pagamento e muito mais!
Com informações de G1 e Estadão
Confira também: Homens têm até hoje para se inscrever no INSS e pagar 5 anos a menos