scorecardresearch ghost pixel



Alerta Nubank: Financeira irá cancelar cartão de quem burlar pagamento da fatura

Usuários podem ter cartão e contas cancelados se comprovada a fraude. Cliente é notificado 5 dias antes; entenda.



Clientes Nubank correm o risco de ter o cartão cancelado se comprovado o uso de truques no pagamento da fatura. Recentemente, foram descobertos casos de usuários que, por meio de carteiras digitais (e-wallets) –  a exemplo Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay – efetuavam o pagamento da fatura utilizando o próprio limite do cartão de crédito.

Esse método de pagamento possibilita o adiamento do valor devido para o mês seguinte sem correção monetária, ou seja, livre de juros e encargos financeiros. Ademais, a prática permite depositar dinheiro do Nubank na NuConta via boleto bancário, utilizando o próprio crédito do Nubank para o pagamento e, consequentemente, a transferência sem juros.

A funcionalidade das carteiras digitais surgiu para trazer mais praticidade e segurança aos consumidores. Por meio delas, o usuário pode realizar o cadastro de cartões de crédito para uso tanto em lojas físicas como digitais, quitação de boletos, além de pagamentos via QR Code e até mesmo para recarga de celular.

Alerta Nubank

Após descobertas as fraudes digitais, a empresa informou que irá cancelar os cartões de usuários que recorrerem à tal prática, ao dizer que “o uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na NuConta poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”.

O alerta foi emitido com o objetivo de evitar problemas futuros, além de proteger o orçamento financeiro de seus usuários. O truque vai contra o modelo de negócio da empresa, visto que permite adiar a fatura sem que haja a cobrança de juros de crédito rotativo, atualmente entre 2,75 % e 14 % ao mês.

A empresa ainda acrescenta que a situação caracteriza como “quebra” no acordo contratual entre banco e cliente. Dessa forma, o cancelamento dos serviços podem acontecer a qualquer momento e sem a necessidade de especificar o motivo pela instituição financeira; para esses casos, apenas emite-se uma notificação com 5 dias de antecedência.

Em nota, o banco afirma não condenar o uso de carteiras digitais. No entanto, ressalta que as funcionalidades do serviço sejam utilizadas para outros fins, como o pagamento das contas de água, luz, telefone e etc. Além disso, a financeira aconselha aos usuários com dificuldade em quitar sua fatura, a opção do empréstimo NuConta, com taxa média de juros 4,13% ao mês.

Leia também: Melhor conta digital para MEI: Nubank ou Banco Inter?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário