scorecardresearch ghost pixel



Empréstimo: Menores taxas de juros usando um bem como garantia

Taxas de juros desse tipo de empréstimo se iniciam em 1% ao mês, em vista dos 12% ao mês do cheque especial ou dos 7% do empréstimo pessoal comum.



Empréstimo pode ser uma boa solução em momentos de aperto financeiro, seja para consolidar débitos, pagar o cartão de crédito, reformar a casa ou realizar determinados investimentos. Uma alternativa, nessa ocasião, seria recorrer ao crédito com garantia, já que contam com juros baixos.

Como funciona o crédito com garantia?

Para contratar o empréstimo com garantia é necessário possuir algum bem no nome do solicitante para ser deixado como garantia.

Em caso de automóveis, geralmente, as instituições emprestam um valor referente a 90% do preço do carro na tabela FIPE. Já no caso de imóveis, cedem entre 60% e 70% do valor da casa ou apartamento.

No que se refere aos juros, estes, são realmente baixos quando comparados às demais modalidades de empréstimos oferecidos. Para se ter uma parâmetro, as taxas se iniciam em 1% ao mês, bem menos do que os 12% ao mês do cheque especial, por exemplo, ou dos 7% do empréstimo pessoal comum.

Benefícios e riscos dessa modalidade de empréstimo

Durante o período do empréstimo, o proprietário/solicitante que deixou o bem como garantia, não deixa de usufrui-ló. Em caso de imóvel, é permitido continuar morando na casa ou mesmo alugá-lo. O mesmo ocorre no caso de automóveis, também continua usando seu carro normalmente.

Contudo, caso as parcelas do empréstimo deixem de ser pagas, a instituição financeira poderá cobrar a dívida exigindo a posse de seu patrimônio.

De toda forma, esse tipo de processo não é tão vantajoso para as instituições financeiras, já que além de ser um processo caro e burocrático, é provável que o bem venha a ser colocado à venda em um leilão, sujeito a possibilidade de não reaver o valor total emprestado.

Desse modo, apoderar-se do bem pode não ser a primeira opção de cobrança. Porém, de todo modo, é um risco cabível.

Onde encontrar esse tipo de empréstimo?

Além dos grandes bancos como Itaú e Bradesco, há também opções oferecidas por fintechs, como Creditas e BCredi, além de bancos médios, como Banco Inter e Sofisa. Na maioria, é possível contratar o crédito de forma online, após o envio da documentação requerida.

De qualquer maneira, é recomendável verificar as taxas de cada uma, de modo a averiguar a melhor opção para seu perfil.

Por fim, é recomendável planejar-se antes da contratação desse tipo de empréstimo, avaliando se a alternativa cabe dentro de seu orçamento.

Veja também: Caixa: Faça empréstimo sem consulta ao SPC/Serasa e FGTS como garantia




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário