scorecardresearch ghost pixel



CNH Social pode ser estendida para todos os estados do Brasil

PL visa garantir acesso ao documento para todas as pessoas, que não são capazes de arcar financeiramente com os valores e taxas cobrados para obtenção da CNH.



Por meio do Projeto de Lei nº 3.904/2019, de autoria do deputado federal Emerson Miguel Petriv, a CNH Social pode virar realidade para todos os estados. O programa é voltado para garantia do acesso democrático e gratuito de alguns grupos ao processo de habilitação.

O PL 3904 tem o objetivo de garantir acesso ao documento para todas as pessoas que não são capazes de arcar financeiramente com os valores e taxas cobrados para obtenção da CNH. Atualmente, o processo custa em média R$ 2 mil. Com a medida de Petriv, todos os estados poderão ofertar. Os estados que já concedem a CNH gratuita são:

  • Amazonas
  • Espírito Santo
  • Maranhão
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Goiás
  • Rio Grande do Sul

Como funciona?

A CNH Social é garantida a todos aqueles que cumpram os requisitos, como idade mínima de 18 anos para condução de categoria B e 21 anos para categoria D. Além disso, o interessado deve morar na cidade onde está solicitando o documento e saber ler e escrever. Também precisa ter renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa, que deve ser comprovada.

A proposta isenta, ainda, o motorista de custos relacionados ao processo de obtenção da carteira, como exames psicotécnicos, médicos e de aptidão física. Além das aulas teóricas e práticas, o PL garante a possibilidade de até três retestes.

Justificativa

Para o parlamentar, o projeto irá aumentar as possibilidades de atuação profissional, pois muitos empregos exigem porte de CNH. Além disso, existem vagas no mercado que são específicas para motoristas, como taxistas, uberistas, caminhoneiros e muito mais!

Tramitação

O projeto ainda não está valendo, sendo necessário sua aprovação pela Câmara dos Deputados. Além disso, ainda será analisado por órgãos de diferentes setores, como Viação e Transportes, Finanças e Tributação e Constituição de Justiça e Cidadania.

Confira também: Inscrições para CNH Social começaram nesta quinta, 5: Veja quem tem direito!




Voltar ao topo

Deixe um comentário