A Serasa prorrogou o Feirão Limpa Nome para o dia 15 de dezembro. Consumidores inadimplentes terão mais uma semana para renegociar suas dívidas. A campanha acontece online, garantindo que saldos e negociações possam ser feitos por qualquer dispositivo com acesso à internet.
Segundo o gerente do Feirão, Lucas Lopes, o prazo foi prorrogado decorrente da grande procura de pessoas interessadas em quitar dívidas antes do início de 2020. “Muito desse movimento se deve ao pagamento do 13° salário, além do saque do FGTS, impulsionando mais ainda a renegociação”, explica.
O Limpa Nome iniciou em novembro e opera de forma gratuita 24 horas por dia, garantido descontos de até 98%. Até o momento, mais de 1 milhão de consumidores já conseguiram fechar acordos. Entre as empresas participantes que oferecem descontos e prazos de pagamentos diferenciados para contas em atraso estão as seguintes:
- Santander
- Itaú
- Recovery
- Ativos
- Net
- Claro
- Embatel
- Anhaguera
- Credsystem
- Ipanema
- Unopar
- Sky
- Nextel
- Banco BMG
- Digio
- Hoepers
- Porto Seguro
- Tricard
- Oi
- Zema
- Unic
- Fama
- Pitágoras
- Uniderp
- Unime
Como participar do Feirão Limpa Nome
O interessado em participar do Feirão e que tenha dívidas em aberto, pode acessar o site do Feirão (https://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/). Em seguida, basta fazer o cadastro e logar. Ao se cadastrar, o usuário será direcionado a uma página onde terá acesso às dívidas disponíveis, que podem ser negociadas. As ofertas são pré-estabelecidas, mas caso não pareça interessante, o cliente pode fazer uma contraproposta.
Se a empresa aceitar, o acordo é fechado. Neste caso, será emitido um boleto que deve ser pago até a data de vencimento. Nos casos em que o cliente não aceitar a proposta, ele poderá quitar diretamente com a loja ou de outra forma em um outro momento. O Feirão, portanto, é mais uma alternativa de quitação, não a única.
A Serasa também disponibiliza lojas físicas em diferentes cidades destinadas a atender aqueles devedores sem acesso à internet. No entanto, os mesmos descontos e procedimentos oferecidos online são oferecidos presencialmente. Confira as cidades com pontos de atendimento abertos:
- Porto Alegre
- Curitiba
- Rio de Janeiro
- Brasília
- Belo Horizonte
- Campo Grande
- Salvador
- Fortaleza
- São Luís
- Goiânia
- Manaus
- Bauru
- João Pessoa
- Porto Velho
- Natal
- Cuiabá
- Recife
- Londrina
- São José do Rio Preto
- Belém
- Florianópolis
- Vitória
Dados de inadimplência
Segundo dados da Serasa Experian, o Brasil registrou em outubro 63,9 milhões de pessoas inadimplentes. Houve um aumento de 4% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando havia 61,7 milhões de pessoas. O montante devido até outubro de 2019 foi de R$ 254 bilhões.
A concentração de devedores são pessoas de 26 a 40 anos (37,1% do total) e 41 a 60 anos (34,1%). As maiores dívidas são com cartão de crédito (28,4% do total), energia elétrica, água e gás (20,2%), dívidas no varejo (12,7%) e serviços de telefonia (11%).
Confira também: Cartão de Crédito Caixa Simples é sem anuidade e consulta ao SPC e Serasa?