Segundo o Serasa Experian – empresa brasileira que analisa o perfil e capacidade de compra do consumidor – cerca de 60 milhões de pessoas estão em situação de inadimplência no Brasil. As dívidas estão concentradas principalmente nos vencimentos do cartão de crédito e financiamentos.
A expressão “estar com o nome sujo” é uma clara referência à proibição atribuída ao consumidor que, na situação de negativado, fica inabilitado aos demais serviços de opção de crédito; sobretudo às modalidades de empréstimo.
Imprevistos financeiros acontecem o tempo todo. Desemprego, atraso de salários, diminuição da renda média familiar e descontrole nos gastos são apenas alguns do motores que aceleram o endividamento.
Nome limpo em 5 anos?
Reza a lenda que após o período de 5 anos de dívida ativa, o devedor tem o nome automaticamente retirado da lista dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista. Mito ou verdade?
A resposta é sim e não. Por lei, a dívida tem “validade” de cinco anos; ou seja, passado esse tempo, o nome da pessoa deixará de fazer parte do cadastro de negativados. Porém, a dívida ainda existirá, assim como os encargos, tarifas e taxas de juros.
Esse “atraso acumulado” pode gerar problemas ainda maiores, como eventuais processos judiciais. Ademais, caso a pessoa tenha outra dívida com tempo inferior ao de prescrição, o nome dela continuará “sujo” e constando na lista de negativados.
Controle financeiro
Manter as contas em dia não é tarefa fácil. Ainda mais quando há restrições às modalidades de crédito, como empréstimos pessoais e financiamentos. Contudo, com determinação e objetivos bem traçados é possível dar uma aliviada nas dívidas.
Uma dica dada por economistas está na separação de valores mensais que devem ser depositados em poupança. Com o passar do tempo, o dinheiro passará a render mais e, assim, diminuir as chances de atraso dos débitos mensais.
Outra opção é sempre ficar atento aos feirões de renegociação de dívidas, como o Feirão Limpa Nome Serasa que acontece até o dia 22 de dezembro de forma 100 % online; descontos podem chegar a 98% do valor total devido.
Saiba detalhes sobre o evento, tal como empresas parceiras e valores de desconto, pelo link.
Leia também: Até o fim do ano! Banco do Brasil prorroga desconto de 92% em dívidas