scorecardresearch ghost pixel



PIS e Pasep – Entenda a diferença! Quem tem direito? Quando sacar?

Ambos são programas nos quais as empresas e as organizações depositam contribuições em um fundo para os funcionários.



Você já ouviu falar muito do PIS e do PASEP, não é mesmo? Mas você sabe qual a diferença entre os dois? O Programa de Integração Social, o popular PIS, é devido aos funcionários da iniciativa privada. Enquanto isso, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, conhecido como PASEP, é pago aos servidores públicos. 

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas nos quais as empresas e as organizações depositam contribuições em um fundo para os funcionários. Os recursos vão para um fundo denominado FAT, que paga benefícios, tais como o abono salarial. 

O benefício é como um abono, pago todos os anos aos trabalhadores de baixa renda.

Como saber o número do benefício?

O número do PIS e do PASEP é igual ao Número de Identificação Social (NIS) e o Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

Contudo, se ainda assim o trabalhador não souber, ele pode lhe encontrar em alguns documentos pessoais, como a Carteira de trabalho, o Cartão Cidadão ou Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Para aqueles que recebem o PIS, também é possível ter acesso a numeração nas agências da Caixa. A consulta exige apenas a apresentação de um documento pessoal com foto. 

Já para os funcionários públicos que recebem o PASEP, a consulta deve ser feita em uma agência do Banco do Brasil. Para ela, é necessário portar o RG e o CPF.

Mais uma forma de acessar os números é pela internet, no site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Quem tem direito ao benefício?

O saque do PIS e do PASEP é um direito daqueles que trabalharam com carteira assinada, por pelos menos 30 dias em 2019, e que receberam, no máximo, dois salários mínimos por mês.

O valor devido é de até um salário mínimo (R$998,00), sendo proporcional ao tempo de trabalho.

Veja mais: FGTS e PIS/Pasep estão sendo pagos pelo Governo em todo o país

Consulta ao abono

Se o trabalhador ainda tiver dúvidas se tem direito ou não ao abono salarial do PIS e do PASEP, é possível fazer a consulta. 

Os empregados da iniciativa privada podem consultar o PIS no site da Caixa, por meio do aplicativo Caixa Trabalhador ou até mesmo pelo telefone de atendimento da Caixa (0800 726 0207).

Já os funcionários públicos, verificam a situação do PASEP pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Como sacar

O saque do PIS deve ser feito em um caixa eletrônico da Caixa ou até mesmo na lotérica. Portanto, é necessário apenas portar o Cartão Cidadão e a senha cadastrada. Mas, caso o trabalhador não tenha o cartão cidadão, o saque pode ser executado em qualquer agência da Caixa apenas com o documento com foto.

Já o saque do PASEP deve ser realizado nas agências do Banco do Brasil, estando o trabalhador portando o documento de identificação.

Autor: Lidianne Porto 




Voltar ao topo

Deixe um comentário