Com o início de ano, muitos consumidores acabam entrando em dívidas. Esse é um grande risco, principalmente por existir a possibilidade de o nome ficar negativado no SPC/Serasa. Com isso em vista, é importante que o cidadão se lembre: Atrasar o pagamento do IPVA também pode sujar o CPF.
A medida existe desde 2015, mas não é válida em todo o país. Apesar disso, a previsão é de que todos os estados brasileiro adiram a ideia, cada qual com uma regra específica. Além disso, essas localidades costumam acrescentar uma taxa de 5% em cima do valor que não foi pago. Entenda mais.
IPVA 2020: Atraso no pagamento pode negativar nome
Os estados que negativam o nome por atraso no pagamento do IPVA são Maranhão e Rio Grande do Sul. Nas localidades, caso o proprietário do veículo cumpra 60 dias de atraso, o nome é encaminhado para a Dívida Ativa e então, publicado no site da Secretaria da Fazenda.
Nisso, existe o acréscimo de 5% em cima da quantia que não foi quitada. Se o motorista for pego dirigindo o veículo com esse débito, será emitida uma multa e o transporte será encaminhado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado. Para retirar, é necessário pagar as diárias no depósito, imposto e multa.
Mesmo que ambos os estados negativem o nome do condutor que não quitar o IPVA, cada um aplica uma regra específica. Por exemplo, no Rio Grande do Sul, esse atraso gera uma multa de 0.334% diária, que se restringe a 20%.
Leia também: Banco do Brasil oferece empréstimo para pagar IPVA e IPTU em até 96 vezes