Cadastro Positivo abre consultas nesta semana: Descubra seu score de crédito

Estarão disponíveis para consulta apenas dados e notas de pessoas que foram previamente contatadas pelas instituições de crédito.



No próximo sábado, dia 11 de janeiro, entra em vigor a consulta de informações no Cadastro Positivo. Por conta da alteração nas normas do serviço, o governo estipulou um prazo para que as empresas autorizadas a operar no cadastro disponibilizassem tais informações. As operadoras são as quatro instituições responsáveis por serviços proteção ao crédito no país: Boa Vista, Quod, Serasa e SPC Brasil.

A mudança no Cadastro tem o objetivo de modernizar e reestruturar o serviço financeiro e de crédito no país. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), Elias Sfeir, a medida irá possibilitar a inclusão financeira de 45 milhões de brasileiros que não utilizam serviços bancários. “O cadastro positivo deve contribuir, já no médio prazo, para um cenário de juros menores nos empréstimos e financiamentos”, salientou.

Estarão disponíveis para consulta apenas dados e notas de pessoas que foram previamente contatadas pelas instituições mencionadas. Esses contatos estão sendo feitos há alguns meses, via mensagem. No ato, as instituições discutem sobre a abertura do cadastro.

Importante salientar que consumidor pode ter notas diferentes em cada empresa. Aqueles que queiram consultar o score em todas, deverão acessar os respectivos sites e criar uma conta individual em cada plataforma. As quatro empresas possuem site e todas, com exceção do Quod, têm aplicativos para celular, que estão disponíveis para Android e iOS.

Como serve o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo foi criado em 2011 e reúne diversas informações de crédito e financeiras do consumidor. Financiamentos, empréstimos, cartões de crédito e contas mensais são alguns dados presentes no cadastro individual. Por meio de sua ativação, governo e empresas almejam que análises mais aprofundadas para concessão de crédito sejam feitas. Isso é previsto já que atualmente as instituições levam em conta apenas o cadastro negativo. No entanto, não compõem os dados do Cadastro, informações salariais ou de benefícios, saldos e limites.

Por meio do sistema, estarão visíveis apenas a pontuação do score de crédito, que por sua vez estará disponível para avaliação do mercado. O consumidor que autorizar tornar seus dados de consumo públicos terá o histórico detalhado será disponibilizado para consulta. Além disso, o usuário também poderá consultar gratuitamente suas informações e poderá, inclusive, requerer revisão dos dados.

Para ter ao Cadastro Positivo individual, disponível no site de uma das quatro operadoras. Em seguida, é necessário informar dados pessoais, como nome, CPF, telefone e e-mail.

Após o cadastro e login, o cliente segue os protocolos de segurança que variam de acordo com o sistema de cada empresa. O consumidor que não desejam participar do sistema podem entrar com o pedido de cancelamento. A solicitação é feita nos canais de atendimento das empresas a qualquer momento.

Confira também: Cadastro Positivo: Confira gratuitamente se seu CPF possui restrições




Voltar ao topo

Deixe um comentário