Estar negativado pode ser um grande obstáculo no momento de solicitar empréstimos e conseguir outras formas de crédito. Tal situação pode ser um tanto quanto cansativa, já que além de comprometer o poder de compra desses cidadãos, é nessas circunstâncias, que mais se precisa de recursos financeiros, haja vista a necessidade de se organizar financeiramente e consequentemente quitar as dívidas.
Pensando em atender essa grande parcela de cidadãos, a Caixa Econômica Federal conta com duas linhas de empréstimo que podem ser concedidas aos negativados. Para tal, a instituição utiliza de estratégias que demandam determinadas garantias, como forma de segurança, e evitar calotes.
Penhor da Caixa
Ao dar um bem como garantia, a Caixa garante uma das menores taxas do mercado, excluindo a necessidade de análise cadastral ou avalista. Assim que o objeto de valor é entregue ao banco e ter passado pela avaliação dos funcionários que verificam a originalidade do objeto e seu valor reconhecido no mercado, o dinheiro é imediatamente liberado na conta do solicitante.
Os limites de empréstimos podem chegar até 100% do valor da garantia para os clientes que recebem o crédito salário na Caixa.
Enquanto o cliente paga as parcelas do empréstimo, o banco fica com os bens penhorados, porém, em total segurança no cofre da Caixa. Ao final do pagamento, o cliente recebe o bem de volta.
As taxas de juros são as menores do mercado, inclusive menores que a metade dos juros cobrados pelo crédito pessoal tradicional. Estão entre 2% para micro penhor até 2,459% para penhor.
Como solicitar o Penhor da Caixa?
Para contratar crédito a partir do penhor da Caixa, é necessário se dirigir a uma agência da Caixa que possua a opção de Penhor portando o bem ou bens que serão penhorados para a concessão do empréstimo, juntamente com a documentação necessária (RG, CPF e comprovante de endereço). Após, os objetos serão avaliados por um empregado da Caixa. Caso o pedido seja aprovado, basta escolher o prazo do contrato.
Crédito com garantia do FGTS Caixa
Além de penhor, outra alternativa disponível para negativados, é o modelo de empréstimo que leva como garantia o FGTS dos trabalhadores que têm carteira de trabalho. Nesse tipo de concessão, o banco libera o valor de 10% do valor do saldo disponível na conta vinculada ao FGTS. Contudo, 40% poderão ser acrescidos devido a multa rescisória em caso de demissão do indivíduo.
Sendo assim, o solicitante poderá receber um empréstimo de até 50% de seus FGTS, não necessitando de consulta ao SPC e Serasa. O pagamento das parcelas, nessa modalidade de crédito, são descontadas automaticamente da conta do cliente, seguindo o padrão de crédito do empregado.
O prazo para quitar o valor do empréstimo é de 4 anos.
Como solicitar crédito com garantia do FGTS Caixa?
Antes de efetivar o pedido de empréstimo para a Caixa Econômica, é necessário verificar na empresa na qual está empregado se há um convênio com o banco. Em caso positivo, você já pode entrar com o pedido de empréstimo.
Caso o solicitante possua uma conta na Caixa, é possível solicitar o crédito online, através do Internet Banking. O mesmo processo também pode ser feito a partir de um terminal eletrônico de autoatendimento ou ir até uma agência do banco.
Caso o interessado não seja um cliente da Caixa, será necessário ir até uma agência do banco e levar a documentação necessária para realizar a análise de crédito (RG, CPF, comprovante de renda ou benefício e comprovante de residência).
Veja também: Cartão da CAIXA oferece 95% do limite de crédito em dinheiro; Como solicitar?