scorecardresearch ghost pixel



Governo irá mobilizar 7 mil militares para zerar fila do INSS que continua sem concurso

Instituto conta com déficit de mais de 20 mil servidores. Cerca de 2,3 milhões de pessoas estão na fila para concessão de benefícios Previdenciários.



Em entrevista coletiva, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, na terça-feira, 14, anunciou que 7 mil militares de reserva reforçarão o atendimento ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Com esta medida, o Governo Federal tem o objetivo de zerar a fila de pedidos até setembro.

O déficit de mais de 20 mil servidores, em razão de aposentadorias de técnicos e analistas do seguro social, vem causando a demora na concessão dos benefícios aos segurados. Dessa forma, o auxilio dos militares é uma forma de solucionar o problema.

De acordo com matéria da “Folha Dirigida, cerca de 2,3 milhões de pessoas atualmente estão na fila para concessão de benefícios como aposentadoria, salário maternidade ou licença saúde. Desse total, 1,3 milhão de solicitações já extrapolaram o prazo limite de 45 dias para análise.

Militares voluntários ganharão 30% a mais

Ainda de acordo com Rogério Marinho, os militares que se voluntariarem receberão acréscimo de 30% em seus salários. Vale destacar que os militares não serão convocados, mas as Forças Armadas realizarão um processo seletivo sendo que as participação dos reservistas será voluntária.

Os trabalhos dos milita ares terão início em abril, pois os profissionais vão passar por treinamento entre fevereiro e março. Os detalhes serão publicados em breve por meio de decreto.

E quando sai o concurso INSS 2020?

Embora o INSS esteja sofrendo com déficit de servidores, o Ministério da Economia, que é responsável por analisar e responder os pedidos de concursos federais, ainda não concedeu autorização para a próxima seleção do instituto.

De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, após reunião com o secretário especial Rogério Marinho, a situação tem como obstáculo questões operacionais e de orçamento.

O Ministério Público Federal (MPF) já moveu uma ação que corre na Justiça do Distrito Federal solicitando contratações para o instituto. Em outubro de 2019, uma audiência de conciliação, porém a análise da tutela foi interrompida no período de seis meses.O último concurso INSS aconteceu em 2015.

Veja também: Revisão do INSS? Saiba quem será contemplado hoje com os atrasados




Voltar ao topo

Deixe um comentário