scorecardresearch ghost pixel



MEI: Confira como comprar carros com até 30% de desconto

As próprias montadoras oferecem o benefício por meio de abatimento do ICMS. O desconto pode ir de 2,5% a 30% para empresas de qualquer porte.



O desconto de até 30% na compra de carros zero-quilômetro é oferecido pelas próprias montadoras por meio do abatimento do ICMS (Imposto sobre circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), e não é um benefício somente de MEI (Microempreendedor Individual), mas para quem tem empresa de qualquer porte.

Para conseguir o desconto é necessário apresentar Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no momento da compra, e é recomendável pesquisar com a montadora se há políticas de vendas diferenciadas para empresa, sendo que não há um percentual previamente estipulado para desconto, o valor pode ir de 2,5% a 30%.

Os veículos utilizados diretamente para trabalho podem apresentar descontos maiores. Porém, para que o benefício não seja usado para revenda de automóveis, o Conselho Nacional de Política Fazendária determina que o proprietário deve permanecer com o veículo por pelo menos um ano.

Cuidado redobrado com infrações de trânsito

Importante destacar que o veículo ficará no nome da empresa ou do empresário, dessa forma é preciso redobrar a atenção em caso de regularização de documentos e infrações de trânsito.

Uma desvantagem do desconto é que ele somente vale para compras de carros zero-quilômetro e o prazo de entrega também pode ser maior. Além disso, a Renault, Volkswagen, Chevrolet e Fiat, por exemplo, trabalham com a modalidade de venda direta.

Vendas em 2019

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o crescimento das vendas de veículos, no primeiro semestre do ano passado, para empresas foi de 23%, enquanto que as vendas no varejo aumentaram 2%.

Os modelos preferidos dos empreendedores foram Chevrolet Onix, Fiat Strada e Volkswagen Gol.

Ademais de microempreendedores, os descontos em compras de carro zero é também é dado para autônomos em atividade, produtores rurais e pessoas com deficiência.

Veja também: FGTS: Sacou R$ 500 antes da nova regra? Saque mais R$ 498 em 2020




Voltar ao topo

Deixe um comentário