scorecardresearch ghost pixel



Programe-se: 2020 será o ano dos feriadões

De nove datas comemorativas, cinco serão feriados prolongados. Ano bissexto é a principal razão para o aumento nos dias de folga.



Mesmo 2019 ainda acontecendo, há quem não deixa de pensar nos feriados do próximo ano. Previsões apontam que, em 2020, os brasileiros terão o dobro de dias livres para aproveitar e descansar.

Em se tratando de feriados prolongados, o cenário é ainda mais favorável. Das 9 datas comemorativas, 5 cairão em meio à segundas e sextas-feiras; isso sem contar as comemorações de cada estado e municípios.

O calendário oficial de feriados nacionais é geralmente divulgado pelo Ministério da Economia. Ainda sem a confirmação das datas, as especulações sobre o aumento nos dias de folga tem um motivo: 2020 é ano bissexto, ou seja, possui 366 dias.

Comemorações

Como muitos feriados caíram aos fins de semana em 2019, como no caso de Tiradentes, Dia da Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados, em 2020, com o aumento de mais um dia no ano, as probabilidade é de que caiam em segundas ou terças-feiras.

O primeiro a ser “emendado” é o Carnaval, previsto para o dia 25 de fevereiro. A lista continua como Corpus Christi, Paixão de Cristo e Dia do Trabalhador. No entanto, para o aumento nos dias, o empregador precisa decretar  ponto facultativo dos dias em questão.

Consequências

Vantajoso para uns, desfavorável para outros, os feriados podem afetar diretamente a economia, sobretudo em grandes cidades; como o Rio de Janeiro, por exemplo. Cerca de R$ 405 mi são perdidos em média por dia nos comércios e empresas de serviços quando há feriado na capital carioca.

Segundo estimativa do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CLDRio), o segmento varejista sofrerá uma perda anual de R$ 4,8 bi durante os 20 dias em que ficarão parados; as lojas de rua são as que mais sofrem a queda nas vendas.

Para o presidente do CLDRio, Aldo Gonçalves, o fechamento das lojas acarreta em um efeito dominó, onde além dos empresários, perdem também comerciários, funcionários e o próprio governo que, com baixa arrecadação de impostos, deixa de movimentar a economia.

Lista de feriados prolongados em 2020

Confira as datas em que o brasileiro poderá (ou não) usufruir das folgas estendidas:

  • Carnaval  – 25 de fevereiro (terça-feira);
  • Paixão de Cristo – 10 de abril (sexta-feira);
  • Tiradentes – 21 de abril (terça-feira);
  • Dia do Trabalhador  – 1º de maio (sexta-feira);
  • Corpus Christi – 11 de junho (ponto facultativo);
  • Dia da Independência  – 7 de setembro (segunda-feira);
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida  – 12 de outubro (segunda-feira);
  • Finados – 2 de novembro (segunda-feira);
  • Natal – 25 de dezembro (sexta-feira).

Leia também: Aprovado salário mínimo para 2020; Confira o valor!




Voltar ao topo

Deixe um comentário