Em breve editais com mais de 208 mil vagas temporárias para o IBGE devem ser publicados. Foi o que o coordenador operacional do Rio Grande do Sul, Luiz Eduardo Azevedo adiantou, em entrevista ao Correio do Povo, nesta segunda-feira, 10.
A organização dos editais estão sob responsabilidade do Cebraspe, banca organizadora. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os editais saem no dia 18, com inscrições entre os dias 2 e 27 de março.
O coordenador operacional e o IBGE preveem o mesmo, com editais neste mês de fevereiro. Por outro lado, em resposta à FOLHA DIRIGIDA, o instituto não divulgou a data oficial para a publicação dos documentos, e ainda informou que atrasos podem ocorrer, uma vez que o contrato com o Cebraspe ainda precisa ser assinado.
Sobre o concurso
No total, o concurso IBGE 2020 terá 208.695 vagas temporárias, com a seguinte distribuição:
As oportunidades são para lotação em todo o país. É provável que o contrato dos agentes tenha duração de cinco meses, enquanto o irá atuar, inicialmente, por três meses.
As provas objetivas ocorrerão em 26 estados, além do Distrito Federal, cobrando os seguintes conteúdos:
Agentes – 60 questões
- Língua Portuguesa (dez);
- Raciocínio Lógico Quantitativo (dez);
- Ética no Serviço Público (cinco);
- Noções de Administração/Situações Gerenciais (15); e
- Conhecimentos técnicos (20).
Recenseador – 50 questões
- Língua Portuguesa (dez);
- Ética no Serviço Público (cinco);
- Matemática (dez); e
- Conhecimentos técnicos (25).
IBGE tem novo aval para 192 vagas
Na última terça-feira, 4, o IBGE também teve um aval para a realização de uma nova seleção, com mais 192 vagas. É provável que o certame saia em abril.
Como convencional, as oportunidades serão temporárias e visam o Censo Demográfico 2020. Ao entrar em contato com a FOLHA DIRIGIDA, o Instituto confirmou a relação de cargos e sua distribuição de vagas. Veja abaixo:
Os contratos terão duração de um ano com chance de prorrogação.