O CREDMEI – Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para o Microempreendedor – é um projeto do Governo Federal que visa facilitar a obtenção de crédito aos microempreendedores brasileiros junto aos grandes bancos.
O serviço funciona como um agente “desburocratizador” para diversas linhas de crédito, como cartão de crédito e débito, empréstimo pessoal, financiamento, investimentos, transações, entre outras.
A iniciativa visa atingir o público de microempreendedores, ou seja, proprietários de pequenos negócios que tenham rendimento fixo anual; nesse caso, o faturamento não pode ultrapassar a quantia de R$ 81.000,00. Além disso, não pode ter participação em outra empresa, seja como titular ou sócio.
Soluções financeiras CREDMEI
Além de estar enquadrado no Simples Nacional, programa que isenta a tributação de taxas federais como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL, o MEI pode ter acesso a diversas soluções financeiras que o ajudarão em seu negócio. Confira:
- Acesso às máquinas de crédito e débito, que facilitam a venda de produtos e prestação de serviços;
- Conta corrente de pessoa jurídica, com possibilidade de movimentação dos lucros provenientes dos negócios;
- Cartão de crédito ou débito empresarial;
- Seguro de proteção para o negócio ou integrantes da família;
- Opções para investimento;
- Crédito descomplicado para fins de ampliação do negócio e pagamento de despesas;
- Antecipação de recebíveis, com o recebimento à vista dos créditos das vendas de forma antecipada.
Para facilitar ainda mais o acesso à todas as modalidades de crédito, as solicitações podem ser feitas eletronicamente, com o envio dos pedidos às instituições financeiras pela internet.
Como acessar
O primeiro passo é acessar o site do Portal do Empreendedor. Em seguida, clique na opção “Acesse o E-CREDMEI”. A página será direcionada para o login na conta de acesso único do governo (antigo Brasil Cidadão). Quem ainda não possui cadastro, deve selecionar a opção “Crie Sua Conta”.
A documentação exigida para o preenchimento das informações inclui: documento de identidade, comprovante de residência e a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN – SIMEI). A validação cadastral consiste na anexação das cópias dos documentos mencionados acima.
Cursos gratuitos
Por se tratar de um site de serviços do Governo Federal, o Portal do Empreendedor também promove o acesso a diversos cursos gratuitos para quem é MEI. Dentre eles estão:
Contabilidade para empresários;
Estratégia financeira para o crescimento.
Leia ainda: Carro zero com 30% de desconto e empréstimo de até R$ 20 mil para MEI. Veja