Abrir o próprio negócio requer recursos financeiros e, felizmente, quem é Microempreendedor Individual (MEI) pode desfrutar de boas linhas de crédito para investir no negócio. Além disso, também podem contar com programas que auxiliam o microempreendedor na captação de recursos e, também, a ter acesso a serviços financeiros.
O Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para o MEI (CREDMEI ) é um programa de desburocratização que busca simplificar o processo de obtenção de produtos e serviços financeiros junto aos bancos em operação no país.
Serviços que o CREDMEI fornece ao MEI
Ao facilitar o acesso a diversas soluções financeiras, o programa ajuda no desenvolvimento e crescimento do MEI. Para isso, são ofertados serviços como:
- Linhas de investimento;
- Conta corrente de pessoa jurídica;
- Cartão de crédito ou débito empresarial;
- Crédito para quitar as despesas, ampliar ou modernizar o negócio;
- Máquinas de débito e crédito para auxiliar na venda de produtos ou prestação de serviços;
- Antecipação de recebíveis, onde é possível receber à vista os valores vendidos no crédito;
- Diversos seguros que incluem inclusive famílias envolvidas no negócio.
Portanto, a partir de instituições financeiras credenciadas, o CREDMEI possibilita que o microempreendedor solicite os produtos e serviços financeiros.
Portal do Empreendedor disponibiliza cursos gratuitos para o MEI
Um dos pilares essenciais no sucesso de um negócio é também o conhecimento. Por esse motivo, o MEI ter acesso a diversos cursos on-line gratuitos no Portal do Empreendedor. Há cursos como:
- Gestão financeira;
- Contabilidade para empresários;
- Análise e planejamento financeiro;
- Estratégia financeira para o crescimento;
- Viabilidade de negócios.
Como acessar o programa?
Ao acessar o serviço e-CREDMEI, é necessário clicar no botão de cor verde intitulado “Acesse o E- CREDMEI”. Posteriormente, basta realizar a sua solicitação. O acesso ao portal é feito a partir de uma conta de acesso único do governo (antigo Brasil Cidadão).
Caso o microempreendedor não tenha essa conta, ele poderá criar clicando no botão: Criar Conta Gov.BR. Para isso, é necessário portar documento de identidade, comprovante de residência e também a declaração anual do Simples Nacional, o DASN-SIMEI.
Veja também: Empréstimo para MEI: Até R$ 20 mil sem cobrar juros