scorecardresearch ghost pixel



Pix: Nova plataforma do BC permite pagamentos instantâneos 24h por dia

Por meio da ferramenta, é possível transferir dinheiro em apenas 10 segundos e realizar o pagamento de ônibus via celular.



Com o objetivo de acompanhar a transformação digital, o Banco Central (BC) irá lançar uma nova plataforma de pagamentos instantâneos, chamada de Pix. A ferramenta permitirá transferir dinheiro em apenas 10 segundos e realizar pagamento de ônibus por meio do celular. A previsão é que o sistema comece a funcionar ainda em 2020.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, e o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, João Manoel Pinho de Mello, deram mais detalhes sobre o sistema. De acordo com os executivos, a Pix visa garantir que as transações tornem-se mais baratas, além de facilitar a participação das fintech no sistema financeiro nacional.

Por meio das transferências instantâneas da Pix, será possível realizar a transmissão da ordem de pagamentos e a disponibilização dos valores será feita em tempo real. Além disso, o serviço irá operar 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano, inclusive feriados.

Como funciona a Pix do BC?

De acordo com o BC, a Pix irá assegurar redução nos custos de transações. Isso será garantido porque as transferências ocorrerão diretamente da conta do pagador para o recebedor, sem intermédios. Segundo João Manoel, as transações ocorrerão em, no máximo, 10 segundos.

Atualmente, existem transferências de dinheiro que são realizadas em tempo real, como é o caso das e-wallets, que são as carteiras digitais, como:

  • Paypal;
  • Google Pay;
  • Apple Pay;
  • Samsung Pay;
  • Google Wallet;
  • Mondex.

Em contrapartida, essas transações ocorrem por meio de sistemas fechados, sem a comunicação com sistemas dos concorrentes. A proposta da Pix vai totalmente na contramão do que já é oferecido. O sistema visa oferecer uma plataforma aberta, disponível para todos os agentes do mercado financeiro, digital e bancário.

Transações feitas pela Pix

A Pix poderá ser usada por aplicativos de qualquer banco ou fintech em pagamentos ou transferências. Desta forma, irá permitir o pagamento instantâneo de  três formas:

  • Aproximação, via tecnologia contactless;
  • QR Code;
  • Por chave de endereçamento, como senhas.

Além disso, por meio da Pix, diversos serviços poderão ser feitos. Alguns exemplos de transações permitidas inicialmente são:

  • Transferência de pessoa para pessoa;
  • Pagamento de serviços públicos, como passagens de ônibus e metrô;
  • Pagamento de contas;
  • Recolhimento de taxas e impostas, como aduaneiras e de passaporte.

Os custo das transações, no entanto, dependerão do mercado financeiro. Portanto, os bancos e instituições financeiras poderão tornar as operações via Pix gratuitas, se quiserem.

Como utilizar a Pix do BC?

Para utilizar a Pix em uma transação, o cliente deverá clicar no ícone da plataforma, que estará disponível no aplicativo do banco, fintech ou estabelecimento comercial.

Posteriormente, a transação poderá ser feita dentro do sistema de pagamentos instantâneos, que por sua vez estará atrelado aos sistemas financeiros já utilizados.

Logo ao informar o número do celular do beneficiário da transação, todos os dados do recebedor, como CPF ou CNPJ e conta bancária ou digital, serão carregados. Em seguida, será necessário preencher o valor a ser pago e confirmar a transação. Quando a transação for feita por QR Code, irá aparecer na tela do celular todos os dados do beneficiário.

Confira também: Nubank: Cartão de crédito pode ser cancelado para alguns usuários; Entenda!




Voltar ao topo

Deixe um comentário