scorecardresearch ghost pixel



Sem anúncios, Brasil poderá ter pagamentos via WhatsApp

WhatsApp Pay irá permitir o recebimento e envio de dinheiro aos contatos do aplicativo. Função deverá operar nos próximos seis meses.



O Facebook tem planos de monetizar o aplicativo de mensagens WhatsApp e garantir que pagamentos possam ser feitos por meio dele. A informação foi apurada pelo site indiano The Economic Times, a partir de uma conferência realizada pelo presidente e fundador do FB, Mark Zuckerberg, com investidores.

O Whatsapp foi comprado pelo Facebook em 2014, ao custo de 22 bilhões de dólares. Hoje, já são mais de 120 milhões de usuários, só no mercado brasileiro, e 1,5 bilhão no mundo. Zuckerberg revelou estar animado com o novo recurso de pagamentos que poderá ser implantado em diversos países ao longo dos próximos seis meses.

O grupo realiza testes para implementação do serviço de pagamentos pelo Whatsapp desde o ano de 2018. O foco, até o momento, está sendo a Índia, que representa o maior mercado do aplicativo no mundo. “Uma das formas com as quais estamos trabalhando para desenvolver os pagamentos no WhatsApp é a possibilidade de enviar dinheiro de maneira tão fácil quanto a de mandar uma foto para algum contato”, afirmou Zuckerberg.

Confira também: Bancos digitais Inter e Nubank contratam em diversas cidades do Brasil

WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é o nome dado ao mecanismo de recebimento e envio de dinheiro aos contatos do aplicativo por meio dele próprio. A nova função tem como objetivo central e precípuo agilizar e facilitar a transferência de dinheiro entre pessoas. Assim, o Facebook espera que o lucro da empresa também aumente.

Empresas da área de tecnologia, como Apple, Samsung e Google, já dispõe de serviços de pagamento próprios, via celular. Por exemplo, a cada transação realizada com o Apple Pay, a Apple recebe cerca de 0,15% do valor pago.

O funcionamento será parecido com o serviço realizado pela Apple. Portanto, irá funcionar da seguinte forma: o usuário realiza o cadastra do seu cartão ou conta bancária no app para que assim possa enviar ou receber pagamentos por meio do mecanismo.

Recentemente, o Facebook descartou a possibilidade de obter renda a partir de anúncios no aplicativo do WhatsApp. Desta forma, os serviços disponibilizados no WhatsApp Pay serão a forma de a empresa monetizar o app, e lucrar.

Lucros do Whatsapp

Segundo informações do portal Tecnoblog, a forma de a empresa obter algum tipo de retorno financeiro, atualmente, é por meio do WhatsApp Business (WB), principalmente. O WB é uma versão do Whatsapp convencional, no entanto, é voltado para empresas.

Em resumo, o app, que é baixado separadamente, permite que o usuário informe dados da empresa, como telefones, horários de atendimento, e-mail e serviços. O recurso facilita a vida dos empresários, pois fornece informações importantes aos clientes e também oferece mais credibilidade ao negócio.

Somado a essa função, o WhatsApp planeja colocar anúncios nos status do aplicativo, assim como ocorre no Instagram.

Quanto entra em vigor?

Segundo informações do The Economic Times, as duas medidas estão previstas para vigorar a partir deste ano. No entanto, ainda não há previsão oficial para o lançamento do recurso de pagamentos.

Confira também:Em 2020, WhatsApp deixará de funcionar em alguns celulares; Veja se o seu está na lista!




Voltar ao topo

Deixe um comentário