scorecardresearch ghost pixel



Whatsapp para de funcionar em milhares de aparelhos pelo mundo; Entenda

Dentre os aparelhos que deixaram de rodar o aplicativo estão as versões 2.3.7 do Android e aqueles com iOS 8 ou inferiores instalados.



Desde o dia 1º de fevereiro, o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil  – Whatsapp – deixou de funcionar em milhões de smartphones ao redor do mundo. O motivo: dispositivos com sistemas operacionais Android e iOS desatualizados não suportam as recentes atualizações do software. 

Dentre os aparelhos que deixaram de rodar o aplicativo estão as versões 2.3.7 do Android e aqueles com iOS 8 ou inferiores instalados. Nesses casos, o Whatsapp abandona o suporte aos sistemas operacionais herdados, ou seja, aqueles que não recebem mais atualizações. 

Além destes, usuários Windows Phone começaram 2020 sem acesso às funcionalidades do aplicativo. O serviço está indisponível para o sistema operacional da Microsoft desde o dia 1º de janeiro.

O que diz o Whatsapp?

Em justificativa às críticas de pessoas afetadas, a empresa disse que a medida é necessária para preservar a segurança e proteção dos dados dos usuários. É o que diz o comunicado de um porta-voz da marca, ao enfatizar que “Foi uma decisão difícil para nós, mas a decisão certa”.

Especialistas no setor têm opinião favorável à inevitável mudança. Segundo Ben Wood, analista da consultoria CCS Insight, o Whatsapp não tinha outra alternativa senão ter de cancelar os serviços aos dispositivos desatualizados e com funcionamento limitado às recentes atualizações do aplicativo. 

“É provável que isso tenha um impacto numa parte de seus usuários, principalmente nos mercados emergentes, onde há uma alta proporção de dispositivos mais antigos”, enfatizou Wood.

Carentes de tecnologia e de subsídios para conseguir comprar um aparelho mais recente, a população desses países estão mais sujeitas ao cancelamento da plataforma de mensagens. Entram na lista o Brasil, México, Índia, Argentina, Coréia do Sul, Turquia, China, entre outros.

Descubra se seu celular será afetado

Para saber se o usuário corre risco de ter o serviço interrompido, é necessário checar nas configurações as informações sobre a versão do aparelho. No caso de quem usa Android, basta acessar o menu “Configurações”, selecionar a aba “Sobre o dispositivo” e em seguida tocar em “Info.software”. Feito isso, os dados sobre o sistema operacional estarão a disposição para consulta. 

No caso de pessoas com celulares iOS, a dica é procurar a opção “Geral”, no menu “Ajustes” e depois escolher a aba “Sobre” para a verificação. Vale citar que em ambos os casos, há ainda a possibilidade de atualização do sistema operacional para continuar utilizando o Whatsapp. Porém, a opção depende do ano e condição do aparelho. 

Leia ainda: Confira como transferir dinheiro do FGTS usando aplicativo




Voltar ao topo

Deixe um comentário