scorecardresearch ghost pixel



Caixa e Banco do Brasil vão ajudar empresas e famílias devido a pandemia do Coronavírus

Devido a surto do Covid-19 e queda nos preços do petróleo, o governo adotou um plano conjunto de medidas.



O surto do novo coronavírus, agravado com a tensão no mercado do petróleo, geraram um momento de turbulência global. Para enfrentar os efeitos dessa turbulência, o governo adotou um plano conjunto de medidas.

As principais medidas do plano inclui a aceleração da agenda de reformas, atuações do Banco Central para conter o dólar e desenferrujar o canal de crédito e o reforço dos bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil) em linhas de socorro a empresas e famílias.

Além disso, haverá antecipação de metade do valor do 13º a aposentados e pensionistas do INSS para o mês de abril. Como também, redução nas taxas de juros de empréstimos consignados para esse público e extensão do prazo de pagamento.

Ações do Ministério da Economia

Em resposta à crise, Paulo Guedes, ministro da Economia, quer “blindar” os projetos prioritários e destravar negociações para as reformas encravadas pelo embate do Orçamento de 2020.

De acordo com Guedes, o seu Ministério não tem “plano B” para a economia e que a estratégia é seguir com o plano inicial já traçado. Bem como, aproveitar os ventos internacionais desfavoráveis para “aprofundá-lo”.

Em entrevista, procurou passar uma mensagem de tranquilidade no momento de maior tensão com o declínio do preço do petróleo. A queda se deu após a Arábia Saudita anunciar aumento de produção em retaliação à Rússia.

Paulo Guedes reforçou também ao presidente Jair Bolsonaro, a importância de enviar as propostas de reforma administrativa e o projeto de reforma tributária do PIS/Cofins. Em resposta, o presidente declarou que era leal à política liberal de Guedes.

Enquanto isso, Bolsonaro, pelo Twitter, descartou aumento da Cide combustível. O objetivo seria compensar a perda na arrecadação com a queda abrupta no preço do petróleo. A medida foi cogitada por especialistas.

Bancos Públicos

Em uma terceira frente de ação, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram que vão reforçar suas linhas de crédito.  A concessão de crédito será para pessoas e empresas com dificuldades financeiras, decorridas do Covid-19.

Segundo o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, o BB está preparado para ser a “ponte” necessária para os clientes e empreendedores nos momentos de necessidade de capital de giro. A fim de ajudar as famílias e empresas, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães também anunciou reforço nas linhas de crédito.

De acordo com o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia afirmou que o governo precisará de outras ações além das reformas para enfrentar a atual crise. Já na equipe econômica, a preocupação maior continua sendo com as articulações do Congresso.

Em meio à turbulência, Maia cobrou de Guedes o envio das propostas de reforma administrativa e tributária ao Congresso.

Leia mais: Casos confirmados de coronavírus sobem para 221; Concursos são suspensos 




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário