scorecardresearch ghost pixel



Começam hoje, 16, os pagamentos de restituições residuais do IRPF de 2008/2019

Para consultar se houve a liberação dos valores, contribuinte deve acessar o site da Receita ou ligar para o número 146 (Receitafone).



Cerca de 72.546 contribuintes do lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda (IR) serão contemplados pela Receita Federal (RF) a partir de hoje, segunda-feira, 16. Os créditos são referentes aos residuais das restituições entre os anos em exercício de 2008 a 2019.

Para consultar se houve a liberação dos valores, o contribuinte deve acessar o site da Receita na internet ou ligar para Receitafone, pelo número 146. No primeiro caso, por meio do serviço e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração, valores e observar se há imprecisões nos dados do processamento e, posteriormente, regularizar a situação mediante a declaração retificadora.

Valores

Serão liberados um total de R$ 240 milhões, sendo R$ 104,186 milhões para os contribuintes do grupo prioritário. Fazem parte idosos acima de 80 anos (1.848), idosos entre 60 e 79 anos (11.528), pessoas com deficiência física, mental ou com doença grave (1.621) e contribuintes que possuem como maior fonte de renda atividades advindas do magistério.

O valor ficará disponível para retirada durante o período de um ano. Aqueles que não fizerem os resgates dentro desse prazo, poderão ter acesso ao dinheiro posteriormente via preenchimento do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou através do e-CAC, na opção Extrato do Processamento da DIRPF.

Canais de atendimento

Problemas com os depósitos nas contas podem ser resolvidas diretamente com funcionários de qualquer agência do Banco do Brasil (instituição responsável pelos pagamentos) ou via ligação para a Central de Atendimento BB através dos números 4004 – 0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (pessoas com deficiência auditiva). 

Além disso, é possível consultar as declarações do IR e situação cadastral do CPF de forma rápida utilizando o aplicativo da Receita Federal para smartphones e tablets. Baixe a versão disponível para Android e iOS

*Lembrando que, mesmo sendo o BB a instituição pagadora, é possível agendar o crédito em conta corrente ou poupança em nome do titular para qualquer outro banco.

Leia ainda: Imposto de Renda 2020: Confira erros mais frequentes, segundo a Receita Federal




Voltar ao topo

Deixe um comentário