scorecardresearch ghost pixel



FGTS poderá ser liberado para mais uma modalidade de consumo

Secretário do Ministério da Economia afirmou que com a garantia do FGTS, as taxas referentes às operações do cartão devem cair. 



Os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) podem ser liberados em mais uma modalidade, como garantia das operações com cartão de crédito. No momento, segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, o governo ainda está estudando a possibilidade.

Ainda não há data para que a medida seja anunciada, nem informações sobre que tipo de transação será beneficiada, pois o secretário afirmou que com a garantia do FGTS, as taxas referentes às operações do cartão poderão cair.

Se for aprovada, a medida será mais uma tentativa do governo para estimular a economia por meio da liberação do FGTS, assim como para reduzir a taxa de juros cobrada do consumidor final e aumentar a oferta de crédito no mercado.

Juros rotativos elevados

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC), o juro médio total cobrado no rotativo do cartão alcançou 316,8% no mês de janeiro deste ano, sendo uma das mais elevadas entre as que são avaliadas pelo banco. O juros rotativo inclui operações com cartão rotativo em que houve o pagamento mínimo da fatura.

Antecipação do saque-aniversário em três anos

O  secretário também voltou a comentar sobre a regulamentação do crédito consignado que tem como garantia a antecipação dos valores do saque-aniversário,em até três anos para quem optou pela modalidade. Contudo a medida ainda deve ser aprovada pelo Conselho Curador do FGTS.

Nesta proposta, os recursos das contas vinculadas ao FGTS poderão ser resgatados em dinheiro, como acontece na antecipação do Imposto de Renda, ou usados como garantia de empréstimo em qualquer banco.

Segundo a equipe econômica do governo, se a medida for aprovada, deve aumentar em oito milhões a faixa de adesão de trabalhadores que vão optar pelo saque-aniversário.

O saque-aniversário do FGTS é a modalidade que permite a liberação, uma vez por ano, de parte dos recursos de contas vinculadas ao fundo com a condição de não poder retirar o saldo total em caso de demissão sem justa causa. Será possível receber apenas a multa de 40%. O calendário já têm início em abril para os nascidos em janeiro e fevereiro.

Veja também: Mais de 36 milhões de trabalhadores podem perder o prazo para o saque imediato do FGTS




Voltar ao topo

Deixe um comentário