scorecardresearch ghost pixel



Projeto pretende suspender CNH de motorista que divulgar infração nas redes sociais

Provas utilizadas para as acusações serão obtidas via redes sociais, tendo sido elas registradas ou não por um agente de trânsito. 



Atenção, motoristas! Está em tramitação na Câmara o Projeto de Lei 130/20, de autoria da deputada federal Christiane de Souza Yared (PL-PR), que visa suspender a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de condutores que praticarem infrações graves e ainda divulgar o acontecido nas redes sociais. 

Se aprovado, o PL poderá ainda cassar a habilitação do usuário em caso de nova infração dentro do período de dois anos após a primeira. As provas utilizadas para as acusações serão obtidas via redes sociais, tendo sido elas registradas ou não por um agente de trânsito. 

Justificativa

A proposição integra as muitas mudanças para o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em alteração da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Segundo Yared, com a explosão das redes sociais, tem sido cada vez mais frequentes a utilização da ferramenta para a divulgação de infrações. Gravar enquanto dirige e disputas de rachas são apenas alguns deles.

“[…] Estão pondo em risco a vida alheia, em uma prática de estímulo à violência e a crimes, sem qualquer restrição”, enfatizou Yared.

O PL também busca condenar aqueles que dirigem sem o direito à habilitação. Para esses casos, a punição determina a proibição da obtenção da carteira de motorista por um ou até mesmo dois anos, dependendo da gravidade da infração. 

Além disso, fica determinado o bloqueio da conta do usuário, retirada do vídeo/áudio da plataforma ou mídia social e obrigatoriedade no pagamento de multa. 

Andamento

Atualmente, a situação do projeto no site da Câmara possui caráter conclusivo, com última ação legislativa ocorrida no dia 18 de fevereiro de 2020. Ou seja, a pasta ainda aguarda a análise de outros setores, como o da Comissão de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania, para seguimento e implantação.

Leia ainda: CNH Social 2020: Inscrições, quem pode participar e quais são os benefícios




Voltar ao topo

Deixe um comentário