O governo, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) iniciaram o pagamento de diversos benefícios destinados para amortecimento da crise do coronavírus.
Entre os principais estão o auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200. Outro benefício criado foi a renda extra de R$ 1.045 destinada para segurados impossibilitados de trabalhar devido doença ou acidente de trabalho.
Na última semana, além da apresentação do aplicativo e o site do auxílio emergencial, também foi feita a atualização da página de serviços do INSS. A plataforma que garante a solicitação do recurso.
Merenda em Casa
Além dos novos programas voltados para distribuição de renda, governos estaduais têm colocado em prática medidas anticrise.
No Estado de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) deu início repasses do Programa Merenda em Casa.
O valor de R$ 55 a R$ 110 é pago por aplicativo para estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino e que integram famílias de baixa renda.
Como solicitar os benefícios?
Renda extra INSS
No caso do auxílio de R$ 1.045 pago pelo INSS, este deve ser solicitado pelo aplicativo MEU INSS ou pelo site (meu.inss.gov.br).
O benefício pode ser aprovado sem a necessidade do requerente comparecer a uma agência da Previdência. Além disso, há dispensa de perícia, basta que o segurado envie o laudo médico no ato da inscrição.
Até a conclusão da análise médica, o INSS antecipa três parcelas de R$ 1.045 ao requerente.
Auxílio emergencial
Quanto ao auxílio emergencial, de R$ 600 a R$ 1.200, este deve ser solicitado pelo aplicativo ou site (auxílio.caixa.gov.br). Para utilização em smartphones, basta acessar os links abaixo:
- Clique aqui para download do aplicativo para celulares Android
- Clique aqui para download do aAplicativo para celulares iOS
Após feito o cadastro, será enviada uma mensagem de texto para o celular informado. O código deverá ser digitado no aplicativo para o cadastro.
Merenda em Casa
Quanto ao Programa Merenda em Casa, o responsável pelo CadÚnico deve baixar o aplicativo PicPay e criar uma conta em seu nome. Em seguida, é preciso fotografar e enviar os documentos solicitados pelo aplicativo.
O dinheiro pode ser usado por aplicativo e QR Code ou em maquininhas de cartão Cielo e GetNet. Também é possível transferir o valor para conta bancária ou sacá-lo em caixas da rede Banco 24Horas – não há cobrança de taxa.
Para mais informações, o trabalhador pode entrar em contato pelo telefone: 0800 025 8000.
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