scorecardresearch ghost pixel



FGTS poderá ser usado para pagar quem recebe até dois salários mínimos

A ideia é auxiliar os trabalhadores formais durante a pandemia do novo coronavírus. Se aprovada, beneficiará essas pessoas por até três meses.



A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos impactos à sociedade. Neste período, por recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS),  as atividades não essenciais precisaram fechar as portas para evitar novos contágios.

Com o comércio quase integralmente fechado, uma das grandes preocupações da população é em relação ao sustento, pois sem dias de trabalho, não é possível receber o salário. Pensando nisso, algumas medidas têm sido programadas.

O consultor do Senado, Pedro Nery, defende ouso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar trabalhadores formais que recebem até dois salários mínimos 

Segundo Nery, o Fundo possui cerca de R$ 100 bilhões que não pertencem a contas individuais de trabalhadores. A quantia demorou décadas para alcançar esse número e geralmente, é utilizada em outros fins, como para financiar obras de infraestrutura.

FGTS para pagar quem recebe até dois salários mínimos

Durante a pandemia, as obras de infraestrutura acabam ficando paradas. Por isso, Pedro Nery defende que os R$ 100 bilhões acumulados no FGTS podem ser utilizados para pagar trabalhadores formais que recebem até dois salários mínimos

Com essa medida, aproximadamente 30 milhões de empregos formais seriam garantidos. Além disso, o governo poderia concentrar as suas ações em setores mais necessitados, como os trabalhadores informais, ou o próprio Sistema Único de Saúde (SUS).

Pedro Nery ainda explicou que, caso a proposta vingue, os trabalhadores formais receberão o benefício do Fundo pelo período de um a três meses. Além disso, ele afirma que o dinheiro faria o “caminho inverso”. Ou seja, ao invés de os empregadores abastecerem o FGTS, o Fundo abastecerá as empresas.

Leia também: Governo pode liberar tarifa de energia 100% gratuita por 3 meses durante o coronavírus




Voltar ao topo

Deixe um comentário