A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou uma lista com os principais erros na hora de requerer o auxílio emergencial. Essas informações podem gerar demora na verificação do cadastro ou o parecer de “dados inconclusivos”.
No último caso, é possível requerer novamente, e corrigir as informações. O cadastro do auxílio emergencial é feito pelo site ou aplicativo homônimo, que está disponível para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS.
Sendo assim, na hora de requerer é comum errar em alguns dados. Confira os principais erros de cadastro e preenchimento:
- Marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro;
- Não inseriu informação de sexo;
- Inserção incorreta dos dados dos membros da família;
- Mais de uma pessoa realizar cadastro e constar divergência;
- Cadastro feito por mais de duas pessoas do mesmo grupo familiar;
- Inclusão de pessoa que veio a óbito;
- Se regularizou ou atualizou os dados, é necessário aguardar pelo menos três dias para nova tentativa.
Além dos erros acima descritos, a Caixa listou os principais motivos para a negativa do auxílio:
- Ter menos de 18 anos;
- Ser empregado com carteira assinada;
- Receber seguro-desemprego;
- Aposentado ou pensionista pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS);
- Receber auxílios do governo, com exceção do Bolsa Família;
- Integrar família com renda mensal de meio salário mínimo (R$ 522,50);
- Integrar família com renda mensal total de três salários mínimos (R$ 3.135);
- Ter rendimentos superiores a R$ 28.559,70, em 2018;
- Cadastro como “mãe solteira”, mas é mulher casada;
- Cadastro de mais de duas pessoas da mesma família;
- Limite maior que duas pessoas que recebem Bolsa Família;
- CPF irregular;
- CPF de pessoa falecida;
- Cadastro em aplicativo ou site fraudulento, que não seja o Auxílio Emergencial Caixa.
Auxílio emergencial
Se o resultado da análise der “não aprovado”, o cidadão pode realizar a contestação via aplicativo ou site do auxílio emergencial.
A Caixa lançou também uma nova ferramenta que permite aos trabalhadores consultar a situação dos pedidos. Além do site e app, a consulta pode ser feita pelo links: www.cidadania.gov.br/consultaauxilio ou https://consultaauxilio.dataprev.gov.br
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