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Calendário da 2ª parcela do auxílio emergencial tem data para ser lançado?

Caixa já está preparada para realizar os pagamentos do auxílio emergencial. Banco aguarda apenas o aval e cronograma do governo.



A segunda parcela do auxílio emergencial está prevista para ser paga nesta semana. O governo finaliza trâmites burocráticos da primeira rodada e intui lançar um novo cronograma a qualquer momento.

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), o banco já está preparado para efetuar o pagamento.

No entanto, isso depende do aval do governo e da liberação orçamentária, assim como do informe de novo calendário por parte do Ministério da Cidadania.

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória (MP 956) que garante crédito extraordinário de R$ 25,720 bilhões para atender os pagamentos do auxílio.

Calendário de pagamentos auxílio emergencial

Na primeira rodada, o governo elaborou três calendários de pagamentos diferentes. Um deles foi destinado para quem se cadastrou para receber o auxílio emergencial via aplicativo ou do site.

O segundo calendário referiu-se a beneficiários que recebem o Bolsa Família. E um terceiro foi voltado para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família.

Para o pagamento da segunda parcela, a previsão é de que siga os mesmos moldes, com pagamentos dividido em três principais grupos.

Quem pode receber o auxílio emergencial?

O auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200 é garantido para trabalhadores que atendam alguns dos requisitos abaixo:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Não ter emprego formal;
  • Não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial;
  • Ter renda mensal per capita seja de até meio salário mínimos ou a renda familiar mensal total seja de até três salários mínimos.

O texto também deixa claro que o trabalhador deve exercer atividade na condição de:

  • Microempreendedor individual (MEI);
  • Contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social;
  • Trabalhador informal, seja empregado ou autônomo, inscrito no Cadastro Único.

Como pedir o auxílio emergencial?

A solicitação do auxílio emergencial pode ser feita da seguinte forma:

  1. Acesse o site ou aplicativo do auxílio emergencial;
  2. Na página, são mostrados os requisitos necessários para ter direito ao auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200;
  3. Em seguida, o trabalhador deve preencher dados pessoais;
  4. Depois será necessário o preenchimento do número do celular para recebimento de um código de verificação por SMS;
  5. Após o SMS chegar, o número deve ser colocado no campo “código recebido”;
  6. Feito isso, será necessário informar a renda, o ramo de atividade, estado e cidade;
  7. Em seguida, é preciso escolher pode onde quer receber o benefício – conta bancária ou nova conta digital;
  8. Após informar a opção, o trabalhador deve informar os números de RG ou carteira de motorista;
  9. Depois, confirmar os dados;
  10. Na tela final, aparece o aviso de que o pedido do auxílio emergencial está em análise.

Confira também: Auxílio emergencial pode pagar até R$ 1.800 a trabalhadores; Entenda!




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